Edição 351Abril 2024
Domingo, 19 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 21/09/2023 - 6:50 am em | 0 comentários

Divulgação

14ª Mostra MABS apresenta 13 curtas-metragens, hoje, no Teatro Guarany

Mostra exibe produção de filmes da Baixada Santista

14ª Mostra MABS apresenta 13 curtas-metragens, hoje, no Teatro Guarany

A 14ª edição da Mostra do Movimento do Audiovisual da Baixada Santista (MABS) acontecerá hoje, a partir das 19h30, no Teatro Guarany, em Santos, com a exibição de 13 curtas-metragens. Durante a mostra será lançada uma plataforma de streaming de produções regionais.

A curadoria dos curta é conjunta da diretora de arte, figurinista e idealizadora do podcast Afrocena, sobre cinema negro, Petyta Reis; a atriz e cineasta fundadora do Atado no Ato, Cibele Gonçalves; e o cineasta e arte educador de oficinas audiovisuais no projeto registro geral, Cássio Santos.

“Este ano, convidamos uma mescla de profissionais do audiovisual para serem curadores que representam olhares diversos da nossa região. Isso resulta em uma programação múltipla e variada da nossa região para o público”, conta o cineasta Dino Menezes, um dos fundadores do MABS. Ao lado de Cibele e Tales Ordakji, ele cuida da produção. A noite do cinema da Baixada Santista conta com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult) de Santos. Os filmes selecionados foram produzidos regionalmente a partir de 2021.

A exibição dos curtas acontecerá em suas sessões, às 19h30 e às 21h30. Entre elas e ao final do evento, o público poderá participar de coquetel, com o apoio da Cervejaria Estiva.

Todos os outros filmes inscritos farão parte da primeira plataforma de filmes da Baixada Santista, o CineMABS – Cinema da Baixada Santista, em www.cinemabs.com.br, disponível a partir de hoje. O streaming de acesso gratuito será lançado durante o evento e tem a curadoria feita pela equipe do MABS, que selecionou 32 produções santistas. A realização foi possível por conta de emenda parlamentar da vereadora Debora Camilo (PSOL).

“Em breve, a plataforma deve ampliar o seu acervo e contar com todos os realizadores de audiovisual da Baixada Santista, cadastrados com fichas técnicas, fotos, filmes e atores”, explica Menezes, que, junto de Ariel Pereira, está na coordenação da plataforma.

Estes são os filmes selecionados para a mostra:

“(Quase) no Centro da Terra”, de Jonathan Aguiar

“A Pedra da Feiticeira”, de Romenighy Botelho

“D’Assalto”, de Marcelo Pereira

“Cordão da Mentira”, de Marcela Mattos.

“Gordos não vão para o céu – Qual o poder de escolha de uma pessoa gorda?”, de Mariana Mussi

“História para Boi Dormir”, de Marcelo Wallez

“Lee”, de Fabiana Conway

“Nhãndê kuery mã hi’ãn rivê hê’yn (Não somos apenas sombras)”, de Dino Menezes

“Remar”, de Isa Graça

“Resgate”, de Marcelo Pereira

“Sob (re) a Pele”, de Ana Carolina e Beatriz dos Santos, Produção Querô

“Theatro Visível: A Arte do Encontro”, de Agnes Freitas e Giovanna Bertoni, Produção Querô

“Viver no Morro”, de Alex Silva, Edinho Beserra, Fabio “Beicinho”, Francisco Vieira Reginato e Thaigo Costa, Produção Querô.

Responder