Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Raimundo Rosa/Secom-PMS

Disponíveis para consulta

Documentos de posse da FAMS podem ser fotografados

Disponíveis para consulta

SEJA para pesquisa acadêmica, profissional ou interesse pessoal, os documentos que estão sob guarda e conservação da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS) estão à disposição de qualquer pessoa. Certidão de campas, alvarás de comércio, cartas de habite-se, plantas de obras e documentos referentes a reformas de imóvel estão entre os mais procurados. Há documentos da época em que o Brasil era governado era uma monarquia.

São dois os tipos de arquivo: o permanente, com materiais do fim do século 18 até 1936, e que atende na Rua Amador Bueno, 61, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; e o intermediário, com processos administrativos da Prefeitura a partir de 1937, na Rua da Constituição, 62, Centro, também de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Além de acervos escritos, também há mais de 300 mil fotografias, mapas e plantas de obras públicas e particulares.

Todos os documentos de posse da FAMS podem ser fotografados. A consulta é permitida apenas no local, não havendo a possibilidade de retirada de material da instituição. Para cópias de inteiro teor o munícipe deve fazer solicitação no balcão localizado no Poupatempo, na Rua João Pessoa, 246, Centro.

Responder