Edição 350Março 2024
Terça, 16 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 261 Outubro 2016

Acervo FAMS

Aquário mais antigo do Brasil

Aquário em 1945: as estrelas já eram os leões marinhos

Aquário mais antigo do Brasil

O Aquário Municipal de Santos é o mais antigo do Brasil, inaugurado em 2 de julho de 1945. Foi criado na gestão do prefeito Antonio Gomide Ribeiro dos Santos e logo se destacou pelo porte, tornando-se um dos maiores atrativos turísticos do Estado de São Paulo.

A ideia de reunir uma coleção de animais marinhos em tanques de água salgada, para exposições permanentes, foi considerada arrojada na época, pois exigia a manutenção de um corpo técnico competente para o êxito do negócio. O projeto também previa a instalação de alguns poucos tanques de água doce, para exibição de peixes e répteis de rios e lagos.

A construção do Aquário santista iniciou-se em 1943 e se prolongou por mais tempo do que o esperado, só ficando pronto em 8 de maio de 1944. O primeiro médico-veterinário do Aquário Municipal foi Joaquim de Moraes.

Primeiro no Guinness

Com 1.000 m² de área e 50 tanques, o Aquário Municipal de Santos foi o primeiro e maior do gênero no Brasil, figurando como tal no Guinness Book of Records, em 1995.

Ampliações

O Aquário Municipal de Santos foi ampliado duas vezes: em 1997, quando foram desmontados alguns tanques para a construção de um auditório e para garantir mais espaço ao setor técnico; e em 2004, quando ganhou a cara atual, sendo reaberto em 26 de janeiro de 2006, com a presença do Governador Geraldo Alckmin.

Mascotes

Os pinguins e as tartarugas sempre encantaram os visitantes do Aquário. Mas as grandes estrelas eram, de fato, os leões e lobos marinhos que, via de regra, se tornavam os mascotes oficiais do espaço, como Macaé, que viveu ali por 22 anos (1973-1995) e seu sucessor, Macaézinho, que reinou soberano de 1995 a 2011, substituído por Abaré, o atual astro do pedaço.

Painel Wyland

Em 2008, o renomado artista plástico americano Robert Wyland pintou um de seus “Whaling Wall” no Aquário santista, o 98º mundial e o primeiro na América do Sul.

Conheça o trabalho desenvolvido pela Fundação Arquivo e Memória de Santos: acesse o site www.fundasantos.org.br

Responder