Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 258 Julho 2016

Divulgação

Casa da Esperança de Santos inicia programação do Ano Jubilar

Tratamento de crianças e adolescentes e apoio às famílias

Casa da Esperança de Santos inicia programação do Ano Jubilar

A Casa da Esperança de Santos iniciou em julho a programação do Ano Jubilar de 2017, quando a instituição estará completando 60 anos de fundação. Com a presença de diretores, colaboradores e associados, foi feito o lançamento da pedra fundamental da obra de ampliação da sede, na Rua Imperatriz Leopoldina, 15, na Ponta da Praia, abrilhantada com apresentação da Orquestra e Coral Mário Tirolli.

Até 24 de julho de 2017 a programação terá várias atividades e, entre os destaques, será lançado livro que contará a história da instituição, escrito pela jornalista Vera Leon, exposição de fotografias históricas e seminário.

Presidida pelo engenheiro Roberto Luiz Barroso, a Casa da Esperança de Santos foi criada pelo médico Samuel Augusto Leão de Moura com o apoio do Rotary Club de Santos em 1957. Atualmente 280 crianças/adolescentes com variadas patologias, de zero a 18 anos de toda a Baixada Santista, Litoral Norte e Sul do Estado, recebem tratamento gratuito. A maioria (58,24%) é portadora de paralisia cerebral. Os recursos para esse trabalho são provenientes dos setores governamentais, operacionais e predominantemente comunitários, por intermédio de associados, padrinhos, promoções beneficentes, tele doações e Nota Fiscal Paulista.

Além do tratamento às crianças e adolescentes, a Casa também atua no apoio às famílias e possibilita, por intermédio do Núcleo de Promoção de Mães D. Vanjú, aulas de artesanato, culinária, panificação e informática oferecidas aos cuidadores durante o período das terapias dos pacientes. As aulas contribuem para o fortalecimento familiar e possibilitam geração de renda. Toda a produção artesanal é comercializada por intermédio da Feirinha da Esperança e bazares. Os produtos de panificação e confeitaria através da Cafeteria Sabor de Esperança, revertendo parte da renda para os cuidadores participantes dos cursos.

A Casa da Esperança de Santos possui salas equipadas para atendimento nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Serviço Social, piscina terapêutica, além de consultórios médico e odontológico.

Responder