Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Divulgação

Prêmio Smacna Brasil

Hotel Porto Atlântico, Rio de Janeiro/RJ

Prêmio Smacna Brasil

Reconhecendo em âmbito nacional os melhores trabalhos de engenharia termoambiental do ano, aconteceu em agosto, na capital paulista, a premiação do 24º Destaques do Ano Smacna Brasil/2016 – Convênio Smacna-Abrava. A láurea é concedida pelo desdobramento brasileiro da entidade técnico-científica Smacna (Sheet Metal Air Conditioning Contractors’ National Association) e a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava). Estes foram os empreendimentos premiados: Laboratório Sabin de Análises Clínicas, em Brasília/DF, Paulista North Way Shopping, Paulista/PE, Banco Central (Bacen), Salvador/BA, Aker Solutions–Subsea High Tech Centre, São José dos Pinhais/PR, Jaguar Land Rover, Itatiaia/RJ, Novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de BH, Cofins/MG, Hotel Pullman São Paulo Guarulhos Airport, Guarulhos/SP, e Hotel Porto Atlântico, Rio de Janeiro/RJ.

O Prêmio Smacna Abrava é uma forma de o mercado elevar sua excelência, seja pelo conhecimento dos seus pares e o desejo de superação, seja pelo usuário melhor informado desejando ter uma instalação melhor. Segundo a comissão organizadora, a queda do mercado e do PIB aumentaram os desafios de todos. A tendência ficou demonstrada nesta edição do prêmio, que inscreveu um número maior de trabalhos, com o conceito de sustentabilidade cada vez mais presente. O engenheiro Aldo Bianco foi homenageado com o Troféu Fair Play 2017, por sua vivência e contribuição para o desenvolvimento de ações em favor do setor HVAC-R, a sigla em inglês de Heating, Ventilation and Air Conditioning, que envolve a aplicação da tecnologia em edifícios e veículos.

A premiação foi dividida nas categorias Obra Nova e Retrofit, nos quesitos Conforto e Industrial. Entre os critérios avaliados pela comissão técnica, as obras demonstraram possuir características que as diferenciam das convencionais nas instalações adotadas para fins de condicionamento de ar, refrigeração, ventilação e aquecimento. Além disso, seguiram uma série de condições, como aprovação e satisfação do cliente; coordenação entre cliente, projetista, instalador e fabricantes de equipamentos; e conformidade com normas técnicas, de segurança e meio ambiente vigentes, além de manuais e recomendações da Smacna/Abrava e orientações do regulamento e instruções gerais sobre o prêmio.

Para reconhecimento da obra como Destaque do Ano – que homenageia cliente final, instalador e fabricante –, ela seguiu padrões técnicos de engenharia termoambientais, que colocaram sob foco avaliador méritos como concepção técnica, excelência de qualidade da instalação, versatilidade operacional, inovação e incorporação de artifícios que traduzam economia e/ou uso racional de energia e, por extensão, preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Constru_Smacna_aker

Aker, São José dos Pinhais/PR: características diferentes das construções convencionais

Responder