Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Divulgação

Construtechs apresentam soluções

Startups da construção civil estão cada vez mais presentes no segmento

Construtechs apresentam soluções

Antenada com o ritmo da evolução tecnológica, a construção civil afina a parceria com as construtechs – como são chamadas as startups voltadas para o segmento – que, segundo a consultoria norte-americana Pitchbook, trata-se de mercado que já recebeu US$ 4,4 bilhões em investimentos desde 2010. O Brasil segue a tendência e, de acordo com a aceleradora Construtech Ventures, o país conta com 562 startups que fornecem diferentes soluções para o segmento. Entre elas está o Portal Concreto Usinado, plataforma que visa aumentar as vendas de concreteiras por meio da internet. Criado pelo engenheiro Bruno Reganati, o sistema tem como objetivo principal disponibilizar um canal de comunicação direto entre empresas e consumidores finais, agilizando orçamentos e negociações, além de desburocratizar o mapa de cotações: “Dessa forma, ao informar o local da obra e realizar um pedido de orçamento, o software automaticamente dispara a cotação para as concreteiras, que atuam dentro de um raio de até 35 km da região, respeitando a qualidade do concreto até o tempo de descarga, assim como as normas da ABNT”.

Reganati diz que outra ideia da ferramenta – que será apresentada ao mercado durante a 12ª Concrete Show, de 14 a 16 de agosto, na capital paulista – é formalizar o mercado de concreteiras no Brasil. Para ele, infelizmente, há muitas empresas ou representantes que não são do ramo de fato e que proporcionam custos muito mais altos aos consumidores: “Sendo assim, queremos eliminar os intermediários do processo e trazer mais segurança aos clientes finais, que passam a ter mais garantias ao tratarem com as verdadeiras concreteiras”.

Apenas três meses após o lançamento, o portal já atende todas as regiões do país e espera crescer ainda mais até o evento: “Estamos com 13 empresas cadastradas em nossa plataforma e a expectativa é que até o dia do evento tenhamos mais do que dobrado esse número, chegando a cerca de 30 companhias registradas”.

Responder