Edição 296Setembro 2019
Domingo, 15 De Setembro De 2019
Editorias

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Luiz Carlos Ferraz

Bom gosto e conveniência

Morada 58: parceiros foram escolhidos entre fornecedores tradicionais e com qualidade comprovada

Bom gosto e conveniência

Sandra Netto

A Incorporadora e Construtora Xavel comemora 33 anos de atuação no mercado imobiliário da Baixada Santista com a entrega em Santos do Morada 58 Residencial Design. O projeto é de autoria do arquiteto Carlos Passos e adota o conceito “moderno e completo”, que incorpora grande quantidade de itens que o proprietário costuma agregar em sua unidade após receber as chaves. “Pensamos no projeto e na especificação dos acabamentos de maneira que o cliente precise apenas entrar com os móveis e objetos de decoração”, frisam os diretores da Xavel, Carlos Passos, Ana Carolina Passos Coelho e Lu Passos.

Estes itens da decoração de interiores foram melhor definidos por Lu Passos. “Nosso cliente vai receber um apartamento inteiramente com forro de gesso, pisos nos dormitórios, nicho no box, cubas de apoio nos banheiros, pia de granito na área de serviço, pias e lavatórios com saia e frontões maiores, fechadura com biometria na porta de entrada, alumínio com pintura em cor especial, além de uma curadoria na escolha dos revestimentos, que estão alinhados com a estética urbana”, afirmou a designer de interiores: “Na sala, por exemplo, escolhi um piso 60×120 da Portobello que imita o concreto”.

Ela acrescenta que o mesmo efeito concreto aparece nas texturas das paredes do hall de entrada, espaço work e fitness. “Trabalhar em um projeto que privilegia o design é sempre um prazer para qualquer profissional, e vai de encontro com o nosso grande objetivo, que é a felicidade de quem vai desfrutar do espaço”, salientou.

“A marcenaria sob medida das áreas comuns traz os tons quentes das placas de Freijó da Duratex, uma cor clássica e que cai muito bem com o cinza muito presente”, detalhou Lu Passos: “O ladrilho hidráulico tem desenho geométrico e aparece em alguns detalhes do empreendimento”.

Já a escolha do mobiliário do salão de festas privilegiou marcas do mercado conhecidas pela qualidade. “Outro ponto que investimos foi no projeto luminotécnico, visando enaltecer os detalhes do projeto arquitetônico”, disse a designer de interiores: “Utilizamos quase toda iluminação em LED com lâmpadas certificadas pelo Inmetro”. Além disso, a garagem recebeu pintura especial e o bicicletário já vem equipado. O morador também terá à disposição para seu visitante uma bike station para estacionar a bicicleta.

Além dos itens já mencionados, que aliam design, qualidade e conforto, Lu Passos elencou outros, como a cor das paredes em off white; piso da sala com rodapé de 15 cm; piso do terraço idêntico ao da sala; ponto de ar-condicionado split no terraço da sala; porta da sala para o terraço sem barra de alumínio no meio em 3 folhas e com vidro laminado; pia da área de serviço em granito preto São Gabriel com tanque de aço inox; e janela com persiana automatizada.

A Xavel foi a primeira construtora da região certificada ISO 9001, sistema de gestão da qualidade utilizado em todo o processo, e está com nova sede, na Praça dos Expedicionários, 19, sala 154, Gonzaga, em Santos. “Nossa busca é pela evolução constante, por meio de projetos contemporâneos, tecnologia, plantas confortáveis e funcionais”, enfatizaram os diretores.

Ana Carolina explicou que no Morada 58 a empresa optou por um projeto de 1 e 2 dormitórios. A receptividade e a velocidade de vendas surpreenderam: “Vamos entregar o empreendimento praticamente todo vendido e antes do prazo que havíamos nos comprometido, que seria dezembro/2019. Nossos clientes são pessoas exigentes, que não abrem mão de qualidade e apreciam detalhes e produtos diferenciados”. O engenheiro Rafael Ramos Coelho responde pela gerência de vendas da Xavel.

O empreendimento totaliza uma área construída de 9.093,67 m2. A localização permite dispensar o automóvel em diversas situações, pois a infraestrutura do local é excelente, perto da praia, shopping, cinema, teatro, supermercado, farmácias, clube, academia etc.

A torre única é constituída de subsolo, térreo, 2 pavimentos de garagem, 17 andares tipo, e cobertura. No 20º pavimento estão distribuídos os espaços de lazer. São 64 apartamentos de 1 e 2 dormitórios, 4 por andar, e 4 unidades de 3 dormitórios (sendo duas do tipo garden). O apartamento de 1 dormitório, por exemplo, tem 65 m2.

Entre outros diferenciais do empreendimento estão a fachada contemporânea revestida em cerâmica; gerador de energia; luminária de emergência dentro do apartamento; aquecimento de água a gás em todas as unidades; infraestrutura para ar condicionado split; porta de entrada com 90 cm. Além disso, todas as áreas comuns, como o salão de festas, fitness, piscina, espaço work e bicicletário, estão sendo entregues equipadas e decoradas. O espaço work proporciona aos profissionais que trabalham em casa um local para que possam receber clientes fora de seu apartamento.

Preocupado com o meio ambiente e a sustentabilidade, o projeto inclui medição individual de água, gás e energia; regulador de vazão das torneiras; bacias sanitárias com descarga dupla de 3 e 6 litros, áreas comuns com aproveitamento de água de chuva e com torneiras de fechamento automático; isolamento acústico entre unidades lado a lado (parede); porta da sala para o terraço com vidro laminado (mais acústica); janelas dos dormitórios com persiana de alumínio e miolo de poliuretano (mais iluminação, acústica e conforto térmico); e lâmpadas de LED com sensor de presença nas áreas comuns.

Áreas comuns, como o salão de festas, fitness, piscina, espaço work e bicicletário, estão sendo entregues equipadas e decoradas

Os parceiros na construção do Morada 58 foram escolhidos entre fornecedores tradicionais e com qualidade comprovada. A Túzzolo Engenharia, que há 28 anos atua no mercado da Baixada Santista e trabalha para praticamente todas as empresas da região, executou os serviços de sondagem do subsolo. “A Xavel é nosso parceiro tradicional”, comemorou o diretor, engenheiro Fábio Túzzolo.

A Isoldry realizou os serviços de pintura e instalação de forros em Drywall no Morada 58, além da colocação de pisos vinílicos, rodapés e persianas nas áreas comuns e lazer, destacou o diretor da empresa, Nuno Lima.

A Harco Engenharia executou o projeto e a implantação da infraestrutura do sistema de ar condicionado tipo split em todo o empreendimento. Conforme destacou o diretor da empresa, engenheiro Edgard Lopes Hernandes, a Harco é pioneira na região a aplicar nos tubos de ar uma carga de nitrogênio (cerca de 300 libras) sob pressão e vedá-los nas pontas. O cuidado se explica, pois se o técnico escolhido pelo morador para instalar o split encontrar a mesma pressão do gás no tubo é sinal de que não há vazamento.

A Nambei forneceu todos os fios e cabos elétricos do Morada 58, proporcionando segurança e certeza de qualidade em todas as instalações elétricas, afirmou o gerente comercial da empresa, Mário Casemiro Anderlini: “Atuando há mais de 45 anos, a Nambei tem tradição de credibilidade e é referência no mercado nacional”.

As instalações hidráulicas ficaram a cargo da Tedesco, que atua no mercado de forma sólida e atraente, e participou da obra cumprindo os prazos estipulados e mantendo a excelência na qualidade e limpeza, utilizando mão de obra qualificada para uma instalação hidráulica de acordo com o projeto. “É a segunda obra que prestamos serviços para a Xavel, o que nos levou a aprimorar nossos critérios de execução, como, por exemplo, os treinamentos da equipe de acordo com a NR-35 (medidas de proteção para o trabalho em altura)”, afirmou o diretor Alfredo Tedesco Jr. Ele detalhou que no residencial foi realizada a infraestrutura completa de hidráulica e esgoto. “Quanto à sustentabilidade, foram instalados diferentes itens, como captação e armazenamento de águas de chuva, reguladores de vazão, bacias com duplo acionamento e torneiras de fechamento automático, visando economia e uso racional da água”, frisou Tedesco Jr.

A Portobello está presente com o fornecimento de porcelanatos e revestimentos cerâmicos para fachadas, paredes e pisos, conforme declarou Jorge Abrahão da MRA representações. “A Xavel adquiriu a linha Portobello completa”, disse Jorge, com destaque para a fachada composta pelas linhas All Bricks (Georgian Blend) e Basalto (Portland e Nero). Nos dormitórios foi aplicado o porcelanato Araucária Clara 20×120 da linha Ecollection. Nas circulações sociais foi utilizado Gotham Wind nos formatos 60×120, 60×60 e 15×60. As paredes dos banheiros foram revestidas com o Cetim Bianco 30×60 da linha White Home.

A MC Marmoraria forneceu e instalou granito preto São Gabriel nas pias e bancadas da cozinha, terraço gourmet, área de serviço, soleiras, peitoris e portais dos elevadores. Já o mármore branco especial foi colocado nas bancadas dos banheiros, nichos, lavabos e baguetes, e também nos banheiros da área de lazer. Conforme detalhou o diretor da MC, Carlos Roberto Simões Cavaca, a escada da entrada do edifício recebeu o granito verde Ubatuba, enquanto as demais escadarias são em ardósia e as rampas da garagem em pedra Miracema.

A Marcenaria Riviera fabricou os planejados sob medida, trabalhando com materiais de primeira linha, como o MDF Duratex e metais Blum. Conforme detalhou o diretor da Riviera, no hall de entrada a empresa fez os painéis com iluminação embutida, e nos demais espaços das áreas comuns (espaço work, fitness e salão de festas) fez diversos outros móveis: ”Os serviços foram feitos mediante o projeto e acompanhamento da arquiteta Lu Passos e os acabamentos foram executados com muito carinho e leveza”, frisou o diretor.

A Lumen Iluminação forneceu produtos para as áreas comuns, incluindo escadarias, corredores e garagens, além da iluminação dos terraços de todas as unidades. Segundo detalhou o diretor da Lumen, arquiteto Roberto Capella, as luminárias são todas em alumínio, com lâmpadas e fitas de LED, o que garante economia no consumo e maior durabilidade. Com destaque para o pendente instalado no hall de entrada social, seu design vai de encontro ao estilo do residencial.

A Serralheria Parente foi responsável pela fabricação e fornecimento de todas as esquadrias de alumínio da obra, com acabamento em pintura eletrostática champanhe metálico. A destacar que as esquadrias atendem as normas da ABNT, o diretor Marcos Antonio Parente detalhou: janela com persiana integrada acústica e automatizada – linha Inova; portas de correr – linha Gold; gradis com vidro – linha Universal; corrimão das escadarias em perfil tubular; brises de alumínio; instalação de todos os vidros do empreendimento.

A escolha dos móveis prontos fornecidos pela MCM Representações e Desenvolvimento Mobiliário revelou bom gosto, afirmou o diretor da empresa, Miguel Ferrari. A MCM forneceu mobiliários para as áreas comuns, como o salão de festas com terraço, a piscina e o espaço work. Ferrari destacou que a MCM é especializada em assessorar clientes e facilitar soluções mobiliárias para atender a necessidade de cada projeto. “Há 25 anos no mercado corporativo e representando várias empresas conceituadas no mercado nacional de móveis, como Innacorp, especializada em móveis de alta decoração, importados, como Or Design, e móveis para área externas em alumínio, a Aluminas. Criamos uma parceria que encurta a relação entre fabricante e empreendedor”, frisou Ferrari, ao relacionar que desde 1994 a empresa dedica-se aos setores de móveis gastronômicos, hoteleiros e similares. Graças ao sucesso alcançado, a MCM amplia cada vez mais seu atendimento a construtoras: “Deixamos o profissional sonhar e criar no papel, pois sabemos que teremos sempre um produto para realizar seu sonho”.

Morada 58 Residencial Design: torre única é constituída de subsolo, térreo, 2 pavimentos de garagem, 17 andares tipo, e cobertura