Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 282 Julho 2018

Divulgação

Síndrome Text Neck ameaça!

Uso de eletrônicos pode causar danos, como dor cervical por espasmo muscular, dores de cabeça...

Síndrome Text Neck ameaça!

A postura incorreta diante do celular, laptop ou tablet pode causar a Text Neck Syndrome. De acordo com o ortopedista Djalma de Siqueira Junior, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, de São Paulo, a síndrome se caracteriza por dores na região cervical e de cabeça, provocadas pela inclinação excessiva do pescoço ao digitarmos ou lermos textos na tela desses eletrônicos.

“Ao usar esses aparelhos a pessoa flexiona a cabeça para olhar para baixo e a projeta para frente da linha dos ombros”, explica o ortopedista: “Isso leva a um aumento da carga sobre a musculatura e ligamentos da região cervical, uma vez que o peso da cabeça na posição neutra é de 4,5 kg sobre essas estruturas, podendo chegar a 12 kg com uma flexão de apenas 15 graus do pescoço, ou chegar até a 6 vezes mais a 45 graus”.

A sobrecarga no pescoço pode acarretar dor cervical por espasmo muscular e até dores de cabeça. De acordo com o especialista, cronicamente falando, pode levar a desgaste das articulações da coluna cervical com limitação da mobilidade, dor e eventual compressão de raízes nervosas.

De maneira geral, o ideal é que o centro da tela do eletrônico fique ao nível dos olhos, elevando o aparelho ao invés de abaixar a cabeça. Quando sentado, a cadeira e a mesa devem permitir manter a coluna reta, apoiada: “Se não houver mudança de hábitos nenhum tratamento terá sucesso. Pequenas pausas durante o uso ajudam. Na fase aguda, caso a dor seja mais intensa, o uso de medicação analgésica, anti-inflamatórios não hormonais ou relaxantes musculares podem ser usados. Casos mais graves, refratários ao tratamento, podem ser associados a terapias como acupuntura, Reeducação Postural Global (RPG) ou pilates”.

Responder