Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Divulgação

Polinose. Você sabe o que é?

Primavera e a incidência de doenças respiratórias

Polinose. Você sabe o que é?

Popularmente conhecida como alergia ao pólen, a polinose é uma rinite alérgica estimulada pelo pólen das flores, árvores e plantas herbáceas que, quando espalhadas pelo vento, causam rino-conjuntivite e asma. Seus sintomas são vermelhidão, inchaço e lacrimejamento dos olhos, além de espirros, coceira, obstrução e escorrimento nasal.

“Com a polinização das plantas e a florescência das árvores nesta época do ano, a quantidade de grãos de pólen transportados pelo ar aumenta, causando maior incomodo naqueles que já sofrem de alergias provocadas por outros agentes como ácaros, pelos de animais e ar condicionado”, explica a otorrinolaringologista Tatiana Abdo : “Não há prevenção para a polinose, mas algumas medidas simples podem evitar os incômodos”. Ao alertar para procurar atendimento médico para um diagnóstico correto, ela ensina como amenizar os sintomas da doença:

. Faça a umidificação ocular com lágrimas artificiais e realize a lavagem nasal para aliviar as vias respiratórias, além de permitir uma respiração mais profunda e relaxante, a higienização nasal reduz em 62% o consumo de medicamentos para tratamento de alergias.

. Evite ar-condicionado e mantenha as janelas de casa e automóveis fechadas. O ar-condicionado resseca os olhos e prejudica a recuperação da doença. Já janelas abertas permitem que agentes alergênicos estejam sempre presentes.

. Use óculos de sol quando estiver na rua, pois ajuda a evitar o contato dos olhos com pólen que esteja disperso no ar.

Responder