Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 329 Junho 2022

Divulgação

ONG cuidará de pacientes com lipedema

Acúmulo de gordura em regiões específicas

ONG cuidará de pacientes com lipedema

Mês da Conscientização do Lipedema, foi lançada em junho a ONG Movimento Lipedema, com a proposta de assegurar direitos e atendimento gratuita às pacientes com a doença no país. O lipedema é uma doença crônica pouco conhecida, causada pelo acúmulo de gordura em regiões específicas do corpo, como braços, pernas e quadris. Estima-se que atinja cerca de 5 milhões de mulheres no Brasil e 10% em todo o mundo. Mesmo com a CID 11 conquistada este ano, o que deverá refletir positivamente para ter mais reconhecimento, até então não havia tratamento gratuito.

Há muitas mulheres no país sem condições financeiras para arcar com o tratamento clínico ou o cirúrgico, e que acabam sofrendo complicações físicas e psicológicas por não terem acolhimento. Diante deste quadro, o médico cirurgião plástico e diretor do Instituto Lipedema Brasil, Fábio Kamamoto, idealizou a ONG, com foco em um trabalho social voltado para mulheres com a doença e para a população mais carente: “Nossa missão é acolher e propagar o conhecimento dessa síndrome, aumentando o diagnóstico entre as mulheres que possuem essa patologia, mas que não têm condições e, assim, promover a saúde delas”.

A ideia é oferecer projetos, ações e cursos gratuitos, online e presencialmente, dentro da sede do Instituto Lipedema Brasil, na capital paulista, além de compartilhar conteúdo sobre a doença nas redes sociais. E, futuramente, garantir financeiramente parte de cirurgias nos casos mais graves.

Responder