Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 336 Janeiro 2023

Divulgação

Alta sensibilidade à luz

Fotofobia: sensação pode estar ligada a doenças

Alta sensibilidade à luz

Para algumas pessoas olhar para a luz é insuportável e isto chega a ser classificado como uma condição associada a diferentes doenças oculares. “Fotofobia é quando um paciente tem aversão à luz”, explica o médico oftalmologista Abraão Neto Kós: “Então, sempre que ele está em um ambiente menos iluminado e vai para um local com mais luz, seja artificial ou solar, ele sente desconforto e se vê obrigado a fechar os olhos por conta dessa claridade excessiva”.

As causas da fotofobia são inúmeras. Entre elas, há o olho seco moderado ou severo, quadros de cefaleia moderada; além de problemas oculares como inflamações, tais como uveíte ou até mesmo a catarata. A prevenção se dá com a boa lubrificação dos olhos utilizando colírio prescrito pelo oftalmologista que identifica a fotofobia e o olho seco.

“Por vezes, o uso de óculos escuro ou óculos com a proteção UVA e UVB é uma indicação de proteção”, destaca o especialista, que é professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras: “Em tratamento mais modernos, são usadas as chamadas lentes blue control, com efeito antirreflexo que bloqueia a luz azul de telas de computador, celulares e luzes artificiais”. O médico esclarece que não existe um grupo específico para desenvolver a fotofobia, já que a condição depende de diversos fatores. No caso do olho seco, geralmente atinge mulheres de meia idade ou no início da menopausa. Quando o agente desencadeador é a catarata, o alvo são os idosos; e, nas crianças, a causa é geralmente o uso excessivo de telas computadores, tablets, celulares e tvs.

Responder