Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 9/12/2015 - 9:44 am em | 0 comentários

Divulgação

Harmonização é a maior dúvida de amantes de vinhos

Harmonização é a maior dúvida de amantes de vinhos

Cinco em cada 10 pessoas que gostam de vinhos têm dúvidas sobre como harmonizar a bebida com o prato de sua preferência. Qual o melhor vinho para consumir com cordeiro? E com salmão grelhado? Quero fazer um jantar ao estilo “comida de boteco” e combinar vinho com bolinho de bacalhau, qual devo optar?

Essas e outras dúvidas norteiam a cabeça dos consumidores que participaram da ação Personal Sommelier promovida pelo vinho Marques de Casa Concha, da vinícola chilena Concha y Toro.

Concha Y Toro Divulgação

Concha Y Toro

O projeto, que consiste em disponibilizar sommelier exclusivos para responder dúvidas dos consumidores sobre o universo dos vinhos, respondeu gratuitamente, via Whatsapp, as dúvidas de consumidores de todo país.

O levantamento apurou que 30% dos amantes de vinhos, que usam o app, têm dúvidas sobre informações técnicas como, por exemplo, quanto tempo o vinho branco pode ser armazenado na porta da geladeira; como é feito o vinho rose; e como armazenar o vinho para evitar que haja alteração em seu paladar.

Confira abaixo algumas dúvidas dos consumidores:

Quanto tempo um vinho pode ficar armazenado na vertical sem que haja alteração em seu paladar?

O recomendado é que o vinho fique sempre na horizontal, mas caso ele fique na vertical, que seja no menor período possível.

Como é feito o vinho rosê?

O vinho rosê é feito em um processo de vinificação de uvas tintas e brancas, ou apenas uvas tintas com um período menor de contato da casca com o mostro (miolo) da uva.

Vinho branco pode ser armazenado na porta da geladeira?

Depois de aberto, o vinho branco deve ser mantido na geladeira por no máximo dois dias.

Gostaria de entender melhor sobre vinhos varietais.

Vinhos varietais são elaborados apenas com uma uva em seu processo, desde a colheita até a sua vinificação e engarrafamento.

Qual vinho combina mais com atum grelhado e couve-flor gratinada?

Chardonnay, por seu um vinho mais untuoso, encorpado e com aromas florais.

Quero fazer um jantar ao estilo “comida de boteco” e combinar vinho com bolinho de bacalhau, qual devo optar?

Como o bolinho de bacalhau é mais gorduroso e salgado, ele combina perfeitamente com a uva Chardonnay. Essa uva tem uma acidez mais acentuada, fazendo com que o sal e a gordura da comida fiquem mais amenos na boca. Indico o vinho Marques de Casa Concha Chardonnay

Para participar da ação, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp da Concha y Toro até o dia 20 de dezembro: São Paulo, (11) 97403.8524; Curitiba, (41) 9146.1174;  Florianópolis, (48) 9192.7567 e Rio de Janeiro, (21) 99543.8383. De quarta a sábado, das 12 às 23 horas, domingo, das 10 às 18 horas.

A história da vinícola Concha y Toro começou em 1883, a 27 km de Santiago, no Chile, por Don Melchor Concha y Toro e sua esposa Emiliana Subercaseaux. No local, o casal plantou videiras viníferas procedentes de Bordèux, na França, e construiu adegas de vinificação para guardar seus futuros vinhos. O negócio expandiu-se rapidamente e, em 1933, transformou-se em Concha y Toro S.A. já com negociações na Bolsa de Comércio de Santiago, exportando os primeiros vinhos chilenos para o mercado internacional. Hoje, a vinícola Concha y Toro é a maior do Chile e também líder de mercado de vinho importado brasileiro. A marca exporta atualmente para mais de 140 países, tornando-se referência mundial na indústria vitivinícola.

Responder