Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 14/03/2016 - 8:01 am em | 0 comentários

Praia Acessível recebe pessoas com e sem deficiência em Bertioga

Entre hoje e sexta-feira, das 9 às 16 horas, pessoas com e sem deficiência terão a oportunidade de tomar banho de mar em Bertioga, atendidas pelo programa Praia Acessível. Aproximadamente 300 pessoas de entidades de Guarulhos e região, inscritas pela Prefeitura de Guarulhos, se reunirão por dia na Praia da Enseada, no Jardim Indaiá, para promover o III Guaru-Bert. Alguns integrantes do grupo sentirão pela primeira vez a emoção de mergulhar no mar através deste programa que promove a efetiva inclusão no ambiente democrático das praias e apoia o estabelecimento de um novo paradigma de lazer das famílias na areia.

O programa é um convênio entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura de Bertioga, que tem o objetivo de garantir que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade por meio do fornecimento de cadeiras anfíbias. A Secretaria é responsável pelo fornecimento das cadeiras anfíbias; já a prefeitura, pelas equipes de suporte do programa e manutenção dos equipamentos.

As cadeiras anfíbias são produzidas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia e impeça que afundem na água. Devido à sua altura, o usuário consegue entrar na água em uma profundidade não perigosa no mar. Os equipamentos também permitem a transferência do usuário para a cadeira, uma vez que possuem braços removíveis.

Para agendamento de grupos e confirmação de horário e local, entrar em contato com o município. O programa Praia acessível já beneficiou mais 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região.

Responder