Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 326 Março 2022

Divulgação

Roteiro cultural na Serra da Mantiqueira

São Francisco: exposição permanente em locais públicos

Roteiro cultural na Serra da Mantiqueira

O Museu a Céu Aberto Odette Eid, em Santo Antônio do Pinhal, no interior de São Paulo, presta homenagem à artista plástica libanesa, falecida em 2019, aos 97 anos, e que produziu mais de 1.200 obras. Emoldurada por picos e cachoeiras, a cidade abriga 16 obras da artista, que colecionou prêmios e exposições ao longo da vida e ao redor do mundo. As esculturas estão em exposição permanente nas praças, fontes, mirantes, igrejas, estação de trem e locais públicos da cidade, que tem como cenário a típica paisagem da Serra da Mantiqueira.

O acervo é composto por obras doadas à cidade pelos filhos da escultora e que antes estavam instaladas no sítio da família. Em vida, Odette criou suas obras no Ateliê Amarilis, à avenida de mesmo nome, na capital paulista, e no Ateliê Riacho Doce, em seu sítio, às margens do Riacho do Pico Agudo. A doação acontece como tributo a Santo Antônio do Pinhal, sua segunda casa, seu segundo ateliê, e fonte das muitas inspirações ligadas à natureza.

As 16 esculturas formam um roteiro cultural que pode ser conhecido a pé. Obras feitas em bronze retratam as temáticas preferidas: o feminino, família, maternidade, dança, anjos, santos, animais, entre outras. Junto a cada uma, placa e QR Code que redireciona a um link com detalhes sobre a obra, o roteiro, a artista e os diversos ateliês da cidade.

O secretário Municipal de Turismo de Santo Antônio do Pinhal, Fábio Santos, disse que a exposição ganhará roteiro exclusivo e integrará todos os artistas da cidade: “A nossa ideia sempre foi integrar os artistas locais, e Odette Eid será o ícone para essa integração nesse guia que será distribuído ao público”.

Responder