Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 245 Junho 2015

Divulgação

Mitos e verdades sobre emagrecimento

Perdendo peso: é fundamental aliar atividades físicas à dieta

Mitos e verdades sobre emagrecimento

Seja para melhorar a saúde, ou para ficar de bem com o espelho, muitas pessoas acabam recorrendo à dieta para perder peso. Segundo a médica endocrinologista Suemi Marui, que integra o corpo clínico do Delboni Medicina Diagnóstica, de São Paulo, com o maior acesso a informações sobre tipos e formas de fazer dieta, propiciado pela internet, também gera mais dúvidas naqueles que precisam fazer mudanças na rotina alimentar.

“Muitos acabam colocando a saúde em risco por acreditar em dietas milagrosas ou por não seguir as recomendações do seu médico e cortar por conta própria refeições e nutrientes importantes para a manutenção da saúde”, afirma a médica. Ela ressalta que não basta se atentar ao que é colocado no prato; é fundamental aliar atividades físicas para obter uma perda de peso saudável e duradoura.

Segundo a endocrinologista, as pessoas devem lembrar que uma reeducação alimentar complementada com a prática de uma atividade física regular ajuda não somente no controle do peso, como também na manutenção de toda a saúde: “O sistema cardiorrespiratório é muito beneficiado com essa rotina”.

Suemi esclarece alguns mitos e verdades sobre a perda de peso:

Só a redução de calorias já é suficiente para a perda de peso?

Mito. Para conseguir um emagrecimento saudável e sem perda de massa magra, é preciso aliar a prática de atividades físicas regulares à redução de calorias. Segundo Suemi, muita gente acaba deixando de lado as atividades físicas, pois em muitos casos elas levam mais tempo para serem notadas na balança, enquanto a dieta traz resultados mais rápidos. Mas ambas são importantes, não só para a manutenção da dieta, como para a saúde em geral.

Pessoas com alterações na glândula tireoide (principalmente o hipotireoidismo) sempre terão problemas com o peso?

Mito. Desde que as dosagens dos hormônios da tireoide estejam dentro do normal, o metabolismo se comporta igual ao de um individuo normal. Em alguns casos, a ansiedade causada pela descoberta da doença da tireoide pode favorecer o ganho de peso, principalmente no início, quando os hormônios ainda estão desregulados.

O jejum contribui para a perda de peso?

Mito. O jejum não é recomendado em nenhuma circunstância. Quando o organismo fica muitas horas sem receber nenhum tipo de nutriente, a produção de insulina diminui, gerando uma redução da sensação de fome. Mas, com a retomada da alimentação, a pessoa acaba consumindo um número maior de calorias para suprir o tempo em que permaneceu em jejum. “Existem trabalhos científicos que mostram que aquelas pessoas que mantêm o hábito de tomar café da manhã têm mais facilidade para emagrecer do que aquelas que não tomam”, afirma a médica.

Aumentar o consumo de água pode favorecer o emagrecimento?

Verdade. O consumo de água facilita a digestão, impede a constipação intestinal e ajuda na saciedade. Para adultos com a rotina de atividades leve, recomenda-se o consumo de 2 litros por dia. Mas o ideal é consultar o seu médico para que ele avalie suas necessidades diárias.

Alimentos com mais fibras realmente ajudam no controle do peso?

Verdade. Esses alimentos permanecem por um maior tempo no estômago, por isso aumentam a sensação de saciedade. Mas é preciso atentar-se aos valores nutricionais destes alimentos, que podem conter mais calorias que as versões refinadas.

Quando estou de dieta posso consumir legumes e frutas à vontade?

Mito. Embora os legumes tenham poucas calorias, é preciso se atentar às porções e aos temperos escolhidos, que podem adicionar muitas calorias ao alimento. O consumo de frutas também requer cautela, pois quando adicionadas em excesso na rotina alimentar podem prejudicar a dieta, já que também são fontes de carboidratos. Prefira aquelas que contêm mais água em sua composição, como o melão, a pera e a melancia, pois são menos calóricas e têm ação diurética. Apenas as verduras podem ser consumidas à vontade quando in natura, ou seja, quando desprovidas de molhos e óleos.

O consumo frequente de substitutos de refeição, como shakes e sopas, pode realmente facilitar a perda de peso?

Verdade. Os shakes podem ser usados no processo de emagrecimento, mas como nem sempre são balanceados não devem substituir refeições com muita frequência. “O que costumo recomendar é que as pessoas optem pelo shake em situações extremas, onde não é possível se alimentar corretamente. Por exemplo, ao invés de comer uma fritura na rua, tome um shake”. Para escolher o melhor produto, é importante consultar um médico nutricionista.

Responder