Edição 292Maio 2019
Terça, 25 De Junho De 2019
Editorias

Publicado na Edição 291 Abril 2019

Microfranquias registram crescimento de 8%

As microfranquias registraram crescimento de 8% no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O número de redes que operam nesse modelo passou de 545 marcas em 2017 para 589 em 2018. Esse formato é conhecido pelo baixo custo de investimento, com valor de até R$ 90 mil, e se tornou a opção para aspirantes ao empreendedorismo.

Para quem não possui o valor total do investimento, o mercado oferece condições especiais a quem está entrando nesse ramo. No ano passado o Bradesco lançou linha de crédito de R$ 300 milhões para franqueados. Recentemente, o Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (Bndes), Joaquim Levy informou que lançará empréstimo voltado para as pequenas empresas com valores baixos e prazo de até cinco anos para pagamento.

Por outro lado, as redes de franquias estão desenvolvendo metodologias de financiamento, sem taxa de juros e com longos prazos, com o intuito de fomentar o empreendedorismo no setor. O objetivo é facilitar a entrada no franchising desses empreendedores, que muitas vezes precisam aguardar demorado processo de avaliação dos bancos, para realizarem o sonho de ter o próprio negócio. O Grupo Life Brasil está apostando no financiamento por conta própria e lançou a Campanha do Mico para novos franqueados.

O nome da campanha faz alusão à nota de 20 reais que possui o mico-leão-dourado estampada, e é com esse valor simbólico que os franqueados podem investir na microfranquia do Grupo, parcelando o restante do saldo devedor em até 36 vezes sem juros. A vigência da campanha é até junho, e com a ação a rede pretende encerrar o ano com 150 unidades em operação. “Estamos oferecendo uma entrada muito facilitada para darmos oportunidades para quem sempre sonhou em ter um negócio”, comenta Alberto Júnior, fundador da rede: “Com esse valor, o franqueado está habilitado a dar o primeiro passo rumo ao empreendedorismo”.