Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Divulgação

Atrações da “Capital da Porcelana”

Pedreira: Município de Interesse Turístico

Atrações da “Capital da Porcelana”

Conhecida como “Capital da Porcelana”, Pedreira é integrante do Circuito das Águas Paulistas, na região de Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Por suas características, Pedreira é um dos 51 municípios classificados como de Interesse Turístico (MIT) no Estado de São Paulo. O programa governamental integra as políticas públicas de incentivo à atividade turística.

“Se já recebemos cerca de 50 milhões de turistas por ano e três milhões de famílias paulistas vivem do turismo, com certeza esse número tende a crescer com a abertura desses novos destinos e consequente proliferação dos atrativos para os viajantes”, diz Fabricio Cobra, secretário estadual de Turismo. “Importante ressaltar que o governo paulista acredita e aposta no turismo como vetor de desenvolvimento social e econômico”.

Pedreira está localizada a 138 quilômetros da capital paulista, com acesso pelas rodovias Bandeirantes e Anhanguera. Possui 46 mil habitantes e recebe nos finais de semana mais de 20 mil visitantes, atraídos pelo turismo de compra. Nas festividades natalinas, o movimento chega a dobrar, com a presença de 40 mil pessoas. São 450 lojas que vendem desde porcelana branca e personalizada, cerâmica, louças, até artigos domésticos e de adorno, peças artísticas e de decoração de diversos materiais, como faianças, artesanatos em madeira, alumínio, vidro, plástico, gesso, resina, aramados e ferro.

Este cenário resulta na geração de 9.000 empregos locais, o que corresponde a cerca de 20% dos pedreirenses. Além do turismo de compras, Pedreira tem outras atrações: Complexo Turístico Morro do Cristo, Museu Histórico e da Porcelana, Feira de Arte e Artesanato, Igreja Matriz de Sant’Ana, Boulevard Rio Jaguari e alguns pesqueiros que fomentam o turismo rural.

Responder