Edição 285Outubro 2018
Quarta, 21 De Novembro De 2018
Editorias

Publicado na Edição 279 Abril 2018

Luiz Carlos Ferraz

Doença silenciosa pode causar aborto

Doença silenciosa pode causar aborto

Brucelose canina: problemas no sistema reprodutivo

A BRUCELOSE canina é um tipo de infecção transmitida pela bactéria Brucella Canis, que gera problemas no sistema reprodutivo do pet e na cadela grávida provoca aborto, geralmente no terço final da gestação (após 40 dias), e no cão causa inflamação da próstata, atrofia dos testículos, infertilidade e, em alguns casos, inflamações na pele do escroto. Por ser assintomática, pode infectar outros animais e, embora raro, ser transmitida ao humano, alerta o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti.

A bactéria demora um tempo para se desenvolver e por isso o organismo do animal não produz anticorpos contra a bactéria antes de 15 dias da infecção. Isso significa que exames nesse período podem apresentar resultado falso negativo. O dono de animal com suspeita da infecção deve levar o cão para ser testado novamente.

Em muitos casos não há cura completa para a brucelose canina. Alguns profissionais sugerem que o cão seja sacrificado para que não infecte outro, mas, uma alternativa humana é garantir mais qualidade de vida, mediante a castração e cuidados com a higiene, e mantê-lo isolado de outros pets.

Animais podem ficar assintomáticos por até dois anos. Por isso, sempre que for cruzar seu cão verifique se o outro pet tem exames regulares, principalmente os sanguíneos, como a pesquisa de Brucelose.

Canis e locais onde os pets ficam aglomerados têm mais chances de ter algum animal positivo. O tratamento consiste em antibióticos, vitaminas e boa alimentação.


Curso de Auxiliar de Veterinária

A CLÍNICA Veterinária Filetti, um dos mais prestigiados espaços de atendimento aos pets, está com matrículas abertas para o Curso de Auxiliar de Veterinária, tradicional na formação destes profissionais na Baixada Santista. As aulas terão início dia 17 de maio, ministradas pelos médicos veterinários, doutores em Saúde Pública, Celso e Eduardo Ribeiro Filetti, em salas climatizadas dentro da própria clínica, na Rua Almirante Tamandaré, 275, Macuco, em Santos. O curso é todo apostilado e os alunos que se destacam têm estágio garantido. As aulas começam em maio e acontecem nas terças e quintas-feiras, das 20 às 21h30. Mais informações nos telefones (13) 3227.5770/71/72 e (13) 99711.5545.