Edição 287Dezembro 2018
Quarta, 12 De Dezembro De 2018
Editorias

Publicado em 15/11/2018 - 8:21 am em | 0 comentários

Reprodução

Três vagões históricos para exposição a partir de dezembro

Um dos vagões transportou ex-presidentes da República

Três vagões históricos para exposição a partir de dezembro

Três vagões históricos, um deles que chegou a transportar ex-presidentes da República, se tornarão a nova atração do Centro Histórico de Santos na temporada de Verão. Os vagões pertenciam à ferrovia São Paulo Railway e estão sob a posse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), guardados em um armazém na Lapa, na Capital. Serão doados a Santos e ficarão expostos, a partir de dezembro, no armazém 12A (garagem dos bondes), ao lado da Estação do Valongo.

A intenção da Secretaria de Turismo (Setur) é realizar visitas monitoradas. O diretor do DNIT, Charles Magno, esteve no gabinete do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, na tarde de terça-feira, para anunciar a doação. O plano do órgão é transportá-los por trilhos por linhas da CPTM em São Paulo e a descida da serra via Paranapiacaba. “São relíquias importantes para o Brasil. Estamos felizes de doar para uma cidade histórica como Santos”, afirmou Magno.

O prefeito agradeceu a doação e garantiu a intenção de transformar os vagões em uma atração turística neste verão: “São um marco histórico. Com certeza, serão muito bem cuidados na nossa cidade”. Restaurados e em bom estado, os vagões serão doados à Prefeitura sem qualquer custo.

De 1909, o mais luxuoso é chamado de vagão Presidencial porque era usado para viagens inaugurais e com autoridades, tanto que transportou ex-mandatários do país, como Getúlio Vargas, Afonso Pena e Washington Luís. Possui 16 poltronas estofadas e banheiro.

O carro Administrativo, de 1913, era utilizado em viagens de inspeção por técnicos e engenheiros ferroviários. Possui uma cauda panorâmica (de vidro) e capacidade para 23 pessoas.

Já o vagão Buffet Pullman (1922) foi usado pela São Paulo Railway até 1947, inclusive em viagens regulares entre Santos e capital. Com capacidade para 14 pessoas, tem cozinha com bar e banheiro.