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Publicado em 13/02/2019 - 7:19 am em | 0 comentários

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Transformar o turismo paulista em referência mundial de qualidade

Ilhabela: estado quer alavancar destinos

Transformar o turismo paulista em referência mundial de qualidade

O governo do estado de São Paulo tem, entre outras missões para 2019 e os próximos anos da nova gestão, transformar o turismo paulista em referência mundial de qualidade. Conhecida como “a capital dos negócios” na América do Sul, São Paulo é famosa por seus eventos empresariais, por sediar os escritórios brasileiros das maiores companhias do mundo, competições esportivas pontuais e, mais recentemente, pelo Carnaval.

Contudo, o secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz, diz querer mais. Ele acredita que turismo, meio ambiente e sustentabilidade são parceiros indispensáveis para que a vasta natureza dos municípios litorâneos e do interior do estado também recebam seu reconhecimento e gerem receitas provindas do setor. Segundo ele, para isso, a gestão dos municípios precisa transformar o que é planejamento em objetivo para os próximos anos.

O secretário comenta que a proposta ambiciosa de levar São Paulo para o mundo passa também por uma mudança de comportamento: “Nos territórios onde há parques ecológicos, por exemplo, os municípios devem trabalhar de forma regional, além de incentivar as pessoas a fazer parte do desenvolvimento econômico. É uma questão moral. Imoral é estas pessoas não participarem desse desenvolvimento por não haver comunicação com os gestores públicos”.

De acordo com o secretário, “o maior parceiro do turismo é o meio ambiente. O maior parceiro do meio ambiente é o turismo de forma sustentável”. Ele afirmou que a pasta está passando por uma reformulação para transformá-la em uma referência de qualidade para o Brasil e o mundo.

Uma das providências recentes da Secretaria foi uma reunião para discutir a importância da integração entre os municípios junto à Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp). Para Vinicius, a soma de trabalho com efetivo marketing de promoção dos destinos pode levar a ações das estâncias que incrementem o fluxo de turistas.

“Há que se contar com uma regionalização organizada como a melhor resposta para o desenvolvimento destes destinos”, comentou o secretário junto aos representantes de cidades como Itanhaém, Ilhabela, Brotas, Holambra, Santa Fé do Sul, Águas de São Pedro, Morungaba, Cananeia, Socorro, Santo Antônio do Pinhal e Santa Rita do Passa Quatro.

Em entrevista durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, no início do ano, o governador João Doria apresentou São Paulo como um “Estado-nação” para os presentes. Além de atrair investidores, a ideia foi mostrar a estrutura e a capacidade que o Estado possui – e o turismo está entre as prioridades. “Vamos estimular investidores para setores estratégicos da economia de São Paulo, como o agronegócio, indústria de transformação, setor de tecnologia, economia criativa e turismo”, disse.

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