Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 5/01/2016 - 8:58 am em | 0 comentários

Divulgação

São Vicente convida fotógrafos para comemorar 484° aniversário

São Vicente: atividades culturais marcam 484º aniversário

São Vicente convida fotógrafos para comemorar 484° aniversário

São Vicente está convidando fotógrafos, amadores e profissionais, residentes ou não na cidade, para criação de exposição coletiva que estará integrada às comemorações pelo 484º aniversário da Celula Matter da Nacionalidade. A iniciativa é denominada “São Vicente que eu vejo”. Os arquivos, com uma a duas imagens, devem ser enviados até o próximo dia 15, destacando aspecto relevante no âmbito sociocultural e histórico de São Vicente. Os resultados serão divulgados no dia 17.

Organizada por Lilian Teixeira, a Jolie, a proposta é de enfatizar a beleza histórica e natural do município, montando a exposição durante a semana de aniversário de São Vicente. Os interessados em participar devem ser maiores de 18 anos e podem enviar imagens de câmeras profissionais ou de celulares com resolução mínima de 3 megapixels para o e-mailconvocatoriasaovicente@gmail.com

Além dos arquivos, cada participante deve enviar o descritivo de cada foto mencionando nome completo do autor, ano, local, e outras observações, caso sejam necessárias. As inscrições são gratuitas. A programação cultural de aniversário de São Vicente terá outras atividades e conta com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria da Cultura.

A participação é gratuita, devendo, porém, os inscritos observar as seguintes exigências:

1. Apresentar fotos que se vinculem estritamente ao tema proposto.

2. Cada participante poderá inscrever 02 (duas) fotos.

3. Fica autorizada a participação de fotografias publicadas em mídia impressa ou digital, ou participante de exposições coletivas ou individuais.

4. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente através do e-mail convocatoriasaovicente@gmail.com Além das fotos, cada participante deve enviar o descritivo de cada foto mencionando nome completo do autor, ano, local, e outras considerações que se julgue importantes a escolha.

5. Fotografias que contenham qualquer tipo de propaganda, marca d´água, identificação pessoal, moldura, não serão aceitas, sendo automaticamente descartadas.

6. As fotografias selecionadas poderão ser expostas de forma coletiva em locais públicos e privados, obedecendo aos critérios previstos na Lei nº 9.610, de 19/02/1998.

7. Os participantes declaram serem autores das fotos enviadas e inscritas e que as mesmas não são objetos de plágio ou qualquer violação de direitos autorais, patrimoniais, ou de direitos de imagens de terceiros, inclusive pessoas que possam estar nas fotografias inscritas, sendo os autores os únicos responsáveis por qualquer violação de direitos de terceiros, autorais e de imagem eximindo desde já, a comissão organizadora, jurados, apoiadores e demais pessoas ou empresas envolvidas na realização desta convocatória de qualquer responsabilidade e questionamentos de qualquer natureza.

8. Serão desclassificadas as fotografias em que a Comissão Julgadora detectar manipulação digital que altere suas características originais, bem como as que fugirem do tema proposto.

9. A convocatória poderá ser suspensa ou cancelada, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro fator imprevisto, por decisão da organizadora.

10. As fotos e os arquivos digitais serão avaliados pela comissão julgadora formada por fotógrafos profissionais convidados, que escolherá as 15 melhores imagens, valendo-se de critérios utilizados como, tema, técnica e olhar diferenciado. A decisão da comissão julgadora é soberana, não sendo admitido recurso em hipótese alguma.

11. Os participantes selecionados autorizam e cedem automaticamente suas obras para o acervo permanente da Secretaria da Cultura de São Vicente sem nenhum ônus, ou qualquer tipo de pagamento.

12. O ato de inscrição nesta convocatória implica na aceitação de todos os itens deste regulamento.

Programação cultural

Mais de 25 atividades culturais, entre apresentações, exposições, oficinas e rodas de partilha, estão previstas para o mês de janeiro. As ações serão realizadas gratuitamente por artistas de São Vicente e da Baixada Santista com apoio da Prefeitura através da Secretaria da Cultura e acontecem a partir de amanhã até 30 de janeiro, nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho e Parque Cultural Vila de São Vicente.

Localizada na Rua Tenente Durval do Amaral, 72, Catiapoã, as Oficinas Culturais concentrarão a maioria das atividades formativas, com destaque para as artes colombianas com universitários da Aiesec, as danças de Okinawa com as irmãs japonesas Kayoko e Yayoi Miyagi, e fotojornalismo sobre a África, da vicentina Lia Heck. Direto da Itália, o diretor teatral Eliel Ferreira ministrará oficina de iniciação teatral.

Também estão previstas formações sobre dança de rua, confecção de dedoches e fantoches e a iniciativa 1º Foto Arte de São Vicente, além de apresentações de teatro infantil, canto cênico como grupo Cântigo e o indie rock com a banda Ways. O projeto de arte sustentável Mandala – Reciclando o Mundo, ocorrerá durante todo o mês de janeiro.

Já o Parque Cultural Vila de São Vicente (Praça João Pessoa, s/nº) contará, em grande parte, com sessões gratuitas de teatro aos fins de semana com as companhias Os Indesejáveis do Telhado, Héterus e Coletivo Sanatório Geral, além da quadrilha junina Andy e Angel, Cia Criarte, Mashup e grupos de dança local, como o recém-criado Gohayó Daiko.

O parque também sediará o 21º Sarau Caiçara, organizado pelo coletivo Percutindo Mundos com escritores, dançarinos e atores, o 2º Encontro entre Amigos Fotógrafos e feira de artesanato. A programação ainda inclui oficinas de confecção de máscaras para teatro, de fotografia e encerra com um debate sobre História e Fotografia. Confira as atividades gratuitas:

De amanhã a sábado 9 – 14 às 16 horas – Oficinas Culturais – Imersão em arte colombiana com ênfase em dança, com os colombianos Lina Maria Dias Muñoz e Cesar Gomez Cassres, da Aiesec;

Dias 11 a 13 – 15 às 18 horas – Oficinas Culturais – Oficina de confecção de dedoches, com a artesã Marcia Alves;

Dias 11 a 15 – 14 às 17 horas – Oficinas Culturais – Oficina de iniciação teatral com o diretor teatral Eliel Ferreira;

Dias 11 a 22 – 15 às 18 horas – Oficinas Culturais – Projeto de arte e sustentabilidade ‘Mandala – Reciclando o Mundo’;

Dias 12 a 15 – 14 às 17 horas – Parque Cultural Vila de SV – Oficina de confecção de máscaras para teatro, com o ator e diretor teatral Rodrigo Caesar;

Dia 14 – 20 às 22 horas – Oficinas Culturais – Workshop de street dance, com o dançarino e coreógrafo Kaio Cícero dos Santos;

Dias 16 a 24 – 10 às 20 horas – Parque Cultural Vila de SV – Feira de Artesanato;

Dia 16 – 10 às 13 horas – Oficinas Culturais – Workshops de fotojornalismo ‘Senegal: histórias de um fenômeno islâmico através de imagens’, de Lia Heck

Dias 16 e 23 – 17 horas – Oficinas Culturais – Teatro infantil ‘O Ratinho que não gostava de queijo’, com a Cia Kuarup;

Dia 17 – 15 às 19 horas – Parque Cultural Vila de SV – 2º Encontro entre Amigos Fotógrafos, com Ivy Freitas; e passeio cultural, com Helena Hartmann;

Dia 17 – 16 horas – Parque Cultural Vila de SV – Teatro infantil ‘É doce ou salgado?’, com Coletivo Sanatório Geral;

Dias 18 a 20 – 15 às 18 horas – Oficinas Culturais – Oficina de confecção de fantoches de espuma, com Marcia Alves;

Dias 18 a 20 – 19 às 21h30 – Oficinas Culturais – Workshop de Danças de Okinawa, com as irmãs Miyagi, do Japão;

Dia 19 – 20 horas – Oficinas Culturais – Apresentação musical do Grupo Cântigo;

Dia 20 – 15 às 19 horas – Parque Cultural Vila de SV – Oficina de Fotografia, do Fotoclube O Frame;

Dia 20 – 20 horas – Oficinas Culturais – Apresentação musical da Banda Ways (indie rock);

Dia 21 – 20 horas – Parque Cultural Vila de SV – Teatro ‘Aquele que diz sim, aquele que diz não’, da Cia Teatral Os Indesejáveis do Telhado;

Dia 22 – Orla do Gonzaguinha – Vias Vivas;

Dia 22 – 19h30 – Parque Cultural Vila de SV – Gohayó Daiko;

Dia 22 – 20 horas – Parque Cultural Vila de SV – Apresentação de dança das irmãs Miyagi, do Japão;

Dia 22 – 20h30 – Parque Cultural Vila de SV – Teatro ‘Choro de Saudade’, da Cia Héterus de Teatro;

Dias 22 a 24 – Oficinas Culturais – Projeto ‘1º Foto Arte São Vicente’ com bate-papo, mostras fotográficas e de equipamentos antigos;

Dia 24 – 16 às 18 horas – Parque Cultural Vila de SV – 21º Sarau Caiçara, do Percutindo Mundos;

Dia 24 – 19h30 – Parque Cultural Vila de SV – Quadrilha Junina Andy e Angel;

Dia 24 – 20 às 21h30 – Parque Cultural Vila de SV – Grupos de dança de São Vicente e convidados;

Dia 30 – 15 às 19 horas – Parque Cultural Vila de SV – Debate ‘História e Fotografia’, com historiador Marcos Braga, guia de turismo Helena Hartmann e fotógrafa Ivy Freitas.

Responder