Santos está entre as cidades com maior crescimento de redes de franquias
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), uma das cidades com maior crescimento em número de unidades de franquias (uma comparação entre os primeiros semestres de 2017 e 2018) é Santos, que tem dois dígitos de crescimento (10%), destacando-se em quarto lugar com 518 unidades.
Quanto à evolução no número de marcas que operam nos municípios, a cidade teve boa variação no período, totalizando 264 redes. A ascensão do franchising na Baixada Santista tem feito com que redes queiram expandir sua atuação na região em vista inclusive do sucesso de outras franquias que já operam no litoral paulista, como é o caso de SuperGeeks e Super Visão.
Com 5 mil alunos e mais de 50 unidade espalhadas pelo país, a SuperGeeks – primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do país, conta com uma de suas unidades em Santos, que foi inaugurada em 2017, na Ponta da Praia. A rede atende crianças de 5 a 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação, a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.
Outra rede que possui unidade em Santos, mais especificamente na Vila Mathias, é a Super Visão, pioneira em vistorias automotivas. Com mais de 140 unidades em todo país, a franquia registra faturamento na casa dos R$ 6 milhões e emite por mês em média 70 mil laudos de vistorias veiculares, o que inclui laudos de transferências e vistorias cautelares.
Algumas redes, porém, ainda não possuem franqueados na Baixada Santista, mas têm como meta de expansão, a região, como é o caso da Dídio Pizza, rede de pizzaria 100% delivery. Com 24 unidades, a marca busca seu primeiro franqueado em Santos. A pizzaria expande de maneira espiral e os investimentos que vem promovendo nos últimos dois anos foram reduzidos de R$ 310 mil para R$ 265 mil.
Além da Dídio Pizza, outra franquia de gastronomia que tem a intenção de ter unidades no litoral é o Instituto Gourmet. Criado para os amantes da culinária, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Em 2016, a empresa atingiu faturamento de R$ 1,4 mil, em 2017 ingressou no franchising e já conta com 32 unidades comercializadas, para esse ano a expectativa de crescimento é de 200%. O valor de investimento da rede é de R$ 250.000 e o faturamento médio é de R$ 80.000 por mês.
Nascida em Sinop (MT), a Nova Capital é uma rede de imobiliárias que se tornou franquia em 2018 e está em processo de expansão em todo o país. O investimento varia entre R$ 17 mil a R$ 50 mil. É uma opção interessante para quem já tem experiência no mercado imobiliário – corretores independentes e donos de imobiliárias menores que podem virar a bandeira para a franquia – e também para quem quer entrar nesse ramo e pode aproveitar o modelo Nova Capital Convencional. O plano de expansão prevê 150 unidades abertas até dezembro de 2019 em todo o Brasil.