Edição 350Março 2024
Quarta, 17 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 24/10/2017 - 9:46 am em | 0 comentários

Divulgação

Programação intensa e variada na Semana Internacional do Café

Café: 25 eventos simultâneos que contemplam toda a cadeia produtiva

Programação intensa e variada na Semana Internacional do Café

A 5° edição da Semana Internacional do Café (SIC) inicia amanhã no Expominas, em Belo Horizonte, com programação que contempla toda a cadeia produtiva. Até sexta-feira, serão 25 eventos simultâneos, que incluem palestras, seminários, cursos, workshops e concursos para produtores, empresários, apreciadores e interessados no universo da produção de cafés no Brasil e no exterior.

A programação aborda temas recorrentes do setor. Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo foram os três eixos das atividades para milhares de profissionais, com a presença de 60 palestrantes que vão apresentar as novidades e tendências do universo cafeeiro.

Mercado & Consumo tem o objetivo de integrar a cadeia produtiva do café, além de promover ações com foco no mercado atual e no aumento do consumo do café no Brasil e no mundo. O Workshop Geoportal do Café, um mapeamento do Parque Cafeeiro de Minas Gerais que será realizado na quinta-feira; os encontros de Organização Fairtrade, de Produtores e das Indicações Geográficas; a Degustação de Cafés de Regiões Brasileiras e a Copa Barista são as principais atividades que compõe esse braço da programação.

Em Conhecimento & Inovação a SIC vai apresentar conteúdos relevantes nos formatos de palestras, cursos e fóruns sobre campo, certificação, classificação, torra, cafeterias, tendências e negócios. Amanhã, o DNA Café – Seminário Internacional reunirá atores da cadeia do café nacional e internacional que debaterão tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Além dele, eventos como o Fórum da Agricultura Sustentável, o Re:Verb Roast, um simpósio de cafés especiais; o Roast Lab, uma jornada completa sobre torra com renomados profissionais do mercado nacional, e os cursos Torra Lab, além dos Técnicos promovidos pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCA), são outras atividades desse eixo.

Ainda seguindo essa temática, o Sebrae e o Sistema Faemg vão promover uma programação especial. O Sebrae vai montar a Sala Educampo, onde vai oferecer capacitação técnica e gerencial de produtores rurais, a partir de reuniões internas com os consultores do projeto para desenvolver aspectos de gestão da propriedade. Já o Sistema Faemg vai disponibilizar o Espaço Café+Forte para realizar a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e cursos para os produtores participantes do programa. No Seminário Interagro Café, parceria entre Faemg, CNA e Apex, o foco será apresentar, ao cafeicultor, os caminhos da exportação; seus desafios e oportunidades.

O eixo Negócios & Empreendedorismo traz como foco os eventos voltados para a geração de negócios diretos, além de apresentar ideias e tendências para novos empreendimentos no setor de café no Brasil. Espaços de exposição de estandes; a Cafeteria Modelo e a Sala Cupping & Negócios estarão abertos todos os dias para estimular as ações de networking e a troca de informações. Com o mesmo objetivo, a temática vai promover também os encontros IWCA Brasil, realizado pela Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil; Meet the Green Buyers, que busca estreitar relacionamento entre os diversos setores do café, como produtores, cooperativas e expositores e o Business Experience. Além disso, o Coffee of the Year 2017 apresentará o resultado da degustação às cegas dos 10 melhores cafés feita pelo público que vai eleger o melhor café do ano.

Os detalhes completos da programação estão disponíveis no site da SIC em www.semanainternacionaldocafe.com.br

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Codemig. Reunirá de 25 a 27 de outubro de 2017, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias são realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo. A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema Ocemg, Sescoop e OCB.

Responder