Edição 294Julho 2019
Quinta, 22 De Agosto De 2019
Editorias

Publicado em 3/08/2019 - 7:58 am em | 0 comentários

Divulgação

MV Logos Hope é a maior livraria flutuante do mundo

MV Logos Hope aporta em Santos em 24 de agosto

MV Logos Hope é a maior livraria flutuante do mundo

O navio MV Logos Hope, considerada a maior livraria flutuante do mundo, ficará atracada no Porto de Santos de 24 de agosto a 15 de setembro, antes de seguir para o Rio de Janeiro, Vitória, Salvador e Belém. Em sua primeira visita ao Brasil, ele transporta uma carga preciosa: mais de 5.000 títulos para toda a família em uma ampla gama de categorias, incluindo ciência, esportes, culinária, artes, romances, dicionários, livros infantis, temas familiares, literatura cristã e Bíblias. Nesta viagem ao Brasil, a GBA Ships e a Operação Mobilização (OM), responsáveis pela empreitada, contarão com a parceria de organizações cristãs locais, entre as quais a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Em Santos, o navio estará aberto ao público no cais Outeirinhos 2 (cais da Marinha), de terça-feira a domingo. No Rio de Janeiro permanecerá de 19 de setembro a 6 de outubro; em Vitória, de 10 a 20 de outubro; em Salvador, de 25 de outubro a 10 de novembro; e em Belém, de 19 de novembro a 5 de dezembro.

Além da sua carga de livros a preços especiais, o Logos Hope leva consigo uma equipe de voluntários internacionais comprometidos com uma visão e um propósito únicos: compartilhar conhecimento, ajuda e esperança às pessoas do mundo. Entre os títulos oferecidos a bordo, estão cerca de 1.000 exemplares de publicações da SBB, como edições da Bíblia Sagrada em diferentes traduções, e literatura bíblica para públicos de todas as idades, incluindo crianças e jovens, além de uma edição personalizada da Bíblia Sagrada desenvolvida especialmente pela SBB para o Logos Hope.

“Para a SBB, esse projeto surgiu como um complemento do trabalho que realizamos com o Barco da Bíblia, maior livraria flutuante de literatura bíblica da Região Amazônica. Por isso, consolidamos esta parceria, agradecendo a Deus pela oportunidade de disponibilizar e divulgar a Palavra de Deus a todos aqueles que visitarem o Logos Hope em sua estadia no Brasil”, afirma Márcia Carneiro, gerente de Comunicação Social da SBB. Com o propósito de facilitar o acesso às Escrituras Sagradas e proporcionar uma maior interação das comunidades ribeirinhas com a Palavra de Deus, o Barco da Bíblia integra o programa Luz da Amazônia, mantido pela SBB há quase 60 anos.

Além da livraria aberta ao público, a equipe promove eventos e conferências a bordo. Para isto, o navio conta com um moderno teatro com capacidade para 400 pessoas e uma sala de conferências, capaz de comportar até 300 pessoas. Em cada porto, a programação busca motivar os cristãos locais em sua caminhada com Cristo.

Operado pela GBA Ships, o Logos Hope dá continuidade ao trabalho iniciado pelos navios Logos, Doulos e Logos II. Essas embarcações já visitaram mais de 160 países e territórios desde 1970, recebendo 46 milhões de pessoas a bordo. O Logos Hope iniciou seu serviço em 2009 e é o maior navio da organização, transportando uma equipe de 400 voluntários, de mais de 60 nacionalidades diferentes.

Segundo a coordenadora de Projeto para a visita do Logos Hope a Santos, Ester Hansen, esta será a primeira visita do MV Logos Hope ao Brasil, mas outras embarcações já percorreram portos brasileiros: 1979, 1981 e 1983 (Doulos) e 1991, 1994 e 1999 (Logos II). “Pode-se dizer que são 20 anos de expectativas construídas, especialmente no meio cristão, pelo retorno de uma das embarcações da organização. A própria tripulação também está ansiosa para conhecer o Brasil e a cultura hospitaleira da qual tanto se fala. Sabemos que as igrejas brasileiras têm um grande potencial missionário, muito maior do que tem sido colocado em prática. O tema da visita do MV Logos Hope ao Brasil, em parceria com a OM, é ‘Eles são como nós’, expressando como muitos dos povos que menos conhecem a Palavra de Deus são tão parecidos aos brasileiros, tanto em características físicas, como culturais, de modo que nós somos os mais indicados a levar a eles a Palavra de Deus”.

Motivados por sua fé pessoal, os voluntários do navio se esforçam para fazer a diferença na vida das pessoas que encontram nos portos ao redor do mundo. Seu tempo a bordo também amplia seus horizontes ao conhecer diversos lugares e trabalhar ao lado de pessoas de diferentes culturas. Nas últimas quatro décadas, milhões de pessoas foram impactadas e inspiradas pela visita do navio ao seu país.

O Logos Hope também é parte de um ministério da Operação Mobilização (OM), um esforço internacional e interdenominacional em mais de 110 países, que compartilham a visão de que “queremos ver comunidades vibrantes de seguidores de Jesus entre os povos menos alcançados”, sendo os navios uma dessas muitas bases.

O ingresso custa R$ 5. Adultos com mais de 65 anos de idade e crianças menores de 12 anos, desde que acompanhadas por um adulto, têm entrada gratuita.

O Logos Hope foi construído em 1973 e chamado inicialmente de “Gustav Vasa”. Originalmente construído como uma balsa, a embarcação navegou pelas rotas do Atlântico Norte. Em 1983 o navio mudou de mãos sendo adquirido pela Smyril Line. Foi renomeado como “Norröna” e navegou entre as Ilhas Faroe e a Dinamarca.

Em 2004, a GBA Ships e.V. (GBA: Good Books for All, “Bons livros para todos”) conseguiu levantar fundos para comprar o Norröna como substituto do Logos II. A embarcação foi completamente renovada para seu papel como o novo “navio livraria” e renomeado como “Logos Hope”.

A palavra Logos, de origem grega, é tradicionalmente traduzida como “palavra, pensamento, princípio ou discurso”. Na Bíblia, é usada para se referir à pessoa de Jesus Cristo. Todos os tripulantes do Logos Hope seguem o exemplo de Cristo em suas vidas.

A GBA Ships e.V. é uma organização sem fins lucrativos, de origem cristã e sediada na Alemanha. Ela opera embarcações que navegam pelo mundo compartilhando conhecimento, ajuda e esperança. Desde 1970, os navios conhecidos por suas livrarias flutuantes fizeram mais de 1.500 visitas a portos em mais de 150 países e territórios e receberam mais de 46 milhões de visitantes a bordo.

Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem como missão “semear a Palavra que transforma vidas”. É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira.