Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 12/03/2020 - 7:19 am em | 0 comentários

Susan Hortas/Secom-PMS

Museu do Café comemora hoje 22 anos com programação cultural

Às 12 horas haverá apresentação do grupo Tirolli Jazz Trio

Museu do Café comemora hoje 22 anos com programação cultural

Competição artística, música e oficina de argila para a confecção de xícaras integram hoje a programação alusiva aos 22 anos do Museu do Café, na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Além disso, o público poderá visitar gratuitamente as áreas expositivas, que abrangem o Salão do Pregão e duas mostras: a temporária “Café árabe, um símbolo de generosidade”, e a de longa duração “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte”. Às 12 horas, haverá apresentação do grupo Tirolli Jazz Trio, na cúpula do edifício.

Referência na preservação e divulgação das memórias ligadas ao edifício da antiga Bolsa Oficial e às relações de diferentes povos, trabalhadores e comunidades com o grão, o museu, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, lançará, na oportunidade, o concurso “A xícara do Museu”. Voltado à produção artesanal e aberto a designers de todo o país, o certame terá duas categorias (utilitário e conceitual) e será realizado em parceria com a Cerâmica Contemporânea Brasileira (CCBRas). A curadoria é da artesã Hideko Honma. O regulamento também está no site www.museudocafe.org.br O 1º e 2º colocados terão seus trabalhos apresentados nas áreas expositivas do museu, com possibilidade de serem utilizados na cafeteria.

O processo seletivo terá três etapas: cadastro com a proposta de layout (resultado será divulgado em 30 de abril); execução dos planos aprovados na fase inicial, entregues até 1º de julho, e defesa oral dos 10 finalistas no próximo dia 25. A mesma temática do concurso inspirará uma oficina, onde os participantes aprenderão a trabalhar com argila para criar xícaras. A proposta da oficina, a ser realizada às 10 e 14 horas, é incentivar o contato do público com essa forma de arte, estimulando a observação dos movimentos do corpo, pensamento ligado ao design e o potencial de habilidades cognitivas e psicomotoras. Para participar, e-mail inscricao@museudocafe.org.br

Responder