Edição 292Maio 2019
Terça, 25 De Junho De 2019
Editorias

Publicado em 5/06/2019 - 7:27 am em | 0 comentários

Divulgação/GOESP

“Meu Emprego” amplia vagas e integra cursos de qualificação

Programa oferece cursos profissionalizantes para PCDs e egressos do sistema prisional

“Meu Emprego” amplia vagas e integra cursos de qualificação

O governador João Doria e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, lançaram ontem o programa Meu Emprego – em www.meuemprego.sp.gov.br, que integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo governo do estado. O site disponibiliza também um sistema para registro de demandas de cursos pelas prefeituras paulistas, a fim de atender as necessidades atuais do mercado de trabalho por mão de obra qualificada. Pela primeira vez, o governo estadual irá oferecer cursos de qualificação profissional para Pessoas com Deficiência (PCD) e egressos do sistema prisional.

Neste ano serão abertas 26,5 mil novas vagas em todos os cursos de qualificação oferecidos pelo estado, um aumento de 25% em comparação com o total de vagas disponibilizadas em 2018 (de 103,5 mil para 130 mil oportunidades).

“Pela primeira vez, vamos oferecer cursos de qualificação profissional específicos para PCDs e egressos do sistema prisional. Estamos trabalhando para que a gente possa expandir ainda mais as vagas para os próximos anos. Temos uma demanda reprimida bastante grande e precisamos todos trabalharmos juntos”, afirmou Patricia Ellen.

A plataforma concentra as informações dos programas estaduais de qualificação e empregabilidade para acesso da população. A inovação do portal também se destaca ao criar um sistema para registro de demandas de cursos pelas por parte das prefeituras paulistas. A partir da identificação da demanda dos municípios e das necessidades do mercado de trabalho local, a Pasta avaliará a oferta de qualificação para cada região.

Este são os programas de qualificação e empregabilidade oferecidos no Meu Emprego:

Meu Emprego Pró-Egresso: Os egressos recebem apoio para obtenção da carteira profissional e são inseridos em iniciativas de qualificação profissional e intermediação de mão de obra para sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Meu Emprego Cidadão Trabalhador: Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego que proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. Os beneficiários receberão qualificação profissional para atuação em áreas de zeladoria predial e urbana e atuarão em atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais em contrapartida ao benefício financeiro oferecido pelos municípios.

Meu Emprego Trabalho Inclusivo: Tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e conscientizar o empresariado. O programa de assistência ao deficiente físico foi remodelado e passará a oferecer cursos de qualificação profissional.

Via Rápida: Oferece cursos gratuitos de qualificação profissional de curta duração, de 100 a 160 horas, para jovens e adultos em busca de uma oportunidade no mercado ou de geração de renda. Os cursos são oferecidos de acordo com demandas locais e dinâmicas regionais de empregabilidade.

Via Rápida Expresso/ Escola Mais Bonita: Oferece cursos de qualificação profissional básica de curta duração na área de construção civil, especificamente de pintor de obras e edificações, com enfoque na qualificação profissional para a reintegração social. As aulas teóricas geralmente são ministradas na unidade prisional, e as aulas práticas são realizadas em equipamentos públicos, garantindo sua revitalização durante o curso. Neste momento, há priorização para execução das aulas práticas nas escolas estaduais paulistas.

São Paulo Criativo: O São Paulo Criativo é uma iniciativa com enfoque na qualificação e formação profissional para o desenvolvimento da criatividade, em um ambiente de aprendizagem que favorece a inovação e o empreendedorismo. A carga horária é de 160h a 230h e o objetivo é contribuir com a geração de emprego e renda nas áreas de Tecnologia, design, artes, gastronomia, arquitetura, marketing digital, dentre outras que compõem o setor da economia criativa.

Novotec: O Novotec dá oportunidade aos alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de cursarem também o Ensino Técnico profissionalizante. O programa oferece duas modalidades: Novotec Expresso, com cursos de curta duração e o Novotec Virtual, com cursos complementares à distância.