Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 29/06/2023 - 6:55 am em | 0 comentários

Divulgação

Marcas promovem os destinos do estado de São Paulo e geram mais empregos

Construção de marcas para impulsionar o setor

Marcas promovem os destinos do estado de São Paulo e geram mais empregos

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) está investindo na construção da identidade e no posicionamento dos destinos turísticos no estado por meio da construção de marcas. Para isso, foram analisados os atrativos de cada região, dados do setor e entrevistas em profundidade com o público que visita e mora no local.

A primeira marca lançada foi para o Vale do Ribeira. O “Vem pro Vale” explora a mística das cavernas e das áreas de preservação ambiental. A região oferece atrativos para os mais diferentes interesses: praias, parques florestais, cavernas, cachoeiras, rios, trilhas para ciclismo e caminhadas, observação de fauna e flora, pesca, construções e centros históricos, igrejas/templos/rituais/festas religiosas, quilombos, aldeias indígenas e sítios agrícolas.

Recentemente, em Ribeirão Preto, foi lançada a marca “Raízes do Campo”, revelando a força da produção artesanal e do agronegócio associados ao turismo dos municípios do Norte do estado, na região conhecida como Mogiana. Referência em feiras e eventos ligados ao agro, o local entrou também no calendário dos grandes shows de música com atrações internacionais. O parque hoteleiro atende a diferentes públicos, da hospedagem em sítios e ranchos a hotéis cinco estrelas.

Em junho, em Botucatu, foi a vez da marca “Encantos da Cuesta” destacar as belezas naturais de municípios localizados entre os rios Tietê e Paranapanema: Anhembi, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel. A Cuesta Paulista é uma região turística que tem como principal ativo as paisagens marcadas pelo relevo formado por encostas rochosas. Os turistas podem desfrutar de atrativos como a represa do Jurumirim, o Gigante Adormecido e a Pedra do Índio com vista para as Três Pedras, com diversas opções de hospedagem, de campings a resorts. Há ainda eventos religiosos e outras formas de exercitar espiritualidade.

Na semana passada, em Campos de Jordão, a Setur-SP apresentou a marca “Mantiqueira-me”, que explora o clima frio de montanha e o turismo rural da Mantiqueira Paulista, unindo municípios como Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos. Para quem aprecia o ecoturismo, a região oferece opções de aventura, com picos, trilhas e cachoeiras, além do turismo de contemplação, com mirantes estruturados para visitação. A graciosidade das pequenas cidades, onde o comércio e a alimentação se concentram numa rua principal, ganha ainda mais charme com a força da arquitetura e da gastronomia local.

O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, afirmou que o objetivo do lançamento das marcas é ampliar o potencial de cada uma das regiões. Segundo Lucena, o trabalho tem revelado vocações e criado sinergias entre os municípios: “Em muitos casos, o processo leva a descoberta de novas oportunidades de negócio, consciência sobre o que são e o que desejam”.

As regiões que já receberam suas marcas também ganharam vídeos promocionais com os principais pontos turísticos dos municípios, além de um guia da marca, um manual com informações estratégicas e diretrizes de como potencializar a comunicação. Foram entrevistados dezenas de interlocutores regionais, incluindo gestores de equipamentos turísticos, rede hoteleira e pousadas, restaurantes, guias de turismo e produtores de mais de 40 municípios impactados diretamente pela ação.

Ainda será lançada a marca “Circuito das Frutas”, com os 10 municípios da região metropolitana de São Paulo que se destacam pelos parques temáticos e pela produção de 40% das frutas de mesa consumidas pelo Brasil. O turismo na região é marcado pela produção de uvas e vinhos, além de oferecer rotas ciclísticas aos visitantes.

Outra marca que será lançada é o “Litoral Norte, é natural, é SP”, que coloca em evidência a biodiversidade da Mata Atlântica preservada e algumas das mais belas praias do país. Os destinos da região convidam ao relaxamento, à contemplação do mar e da vida marinha, a fauna e flora das montanhas e ilhas.

Responder