Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 21/06/2019 - 9:14 am em | 0 comentários

Divulgação

Implantação do CitVale vai mudar a realidade do Vale do Ribeira

Anúncio foi feito no auditório do SESC

Implantação do CitVale vai mudar a realidade do Vale do Ribeira

O Vale do Ribeira tem potencial para ser uma das regiões mais tecnológicas do Estado, pois contará com empreendimento que oportunizará o desenvolvimento sustentável, econômico e social de toda a região, considerando as vocações identificadas no estudo de viabilidade da implantação do CitVale, o Centro de Inovação Tecnológica do Vale do Ribeira. Entre elas, alimentos, saúde, logística, biomas, bioeconomia, agropecuária e turismo 4.0, com apoio da tecnologia da informação.

O anúncio foi feito no auditório do SESC e contou com a presença dos idealizadores, parceiros, empreendedores e instituições. O processo teve início há mais de cinco anos e a cidade de Registro foi escolhida por estar numa condição estratégica geograficamente, por constar no ranking de “As Melhores Cidades do Brasil” na classe de municípios de médio porte, por conceder benefícios às micro e pequenas empresas, por contar com polo de saúde, núcleo comercial, forte presença de investidores, polo educacional e ser referência em assistência de saúde.

Para comportar esse empreendimento a Prefeitura de Registro, com aprovação unânime da Câmara, destinou uma área de 43 mil metros quadrados, que fica ao lado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) e da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). “Apoiamos esta iniciativa porque vai mudar a realidade do Vale do Ribeira”, comemorou o prefeito Gilson Fantin: “Vai reter, incentivar e apoiar os nossos talentos, vai gerar mais renda e riqueza, a região se desenvolverá de forma sustentável e, com isso, melhorará significativamente a qualidade de vida das pessoas. O CitVale representa uma plataforma de desenvolvimento e progresso e será um marco para todo o Vale do Ribeira”.

A professora do IFSP – campus Registro, Ronise Suzuki de Oliveira, acrescentou: “Com o empreendimento o Vale do Ribeira se transformará numa região de oportunidades porque também gerará novos negócios e fortalecerá a cultura da inovação. O CitVale será um espaço, com apoio do Poder Público, criado para estimular o desenvolvimento das instituições de ensino, empresas e pessoas, com base tecnológica e resultados de negócios, além de promover a integração, o conhecimento e a tecnologia”.

O projeto arquitetônico do CitVale, desenvolvido pela Genos Engenharia e Consultoria Ambiental, é sustentável e oferecerá ambientes individuais e compartilhados que promoverão a socialização entre os empreendedores a exemplo do Coworking, um espaço com capacidade para 84 profissionais autônomos, refeitório para 200 pessoas, auditório para 280 pessoas, laboratório, entre outros. A próxima etapa será captar recursos para a edificação do complexo tecnológico.

Foram apresentados os membros que compõem o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação: Ronise Suzuki de Oliveira (presidente), Arnaldo Martins dos Santos Junior (secretário executivo), Roberto Francelino da Silva, Élcio Rigante (in memoriam), Débora Goetz Aceto, Michelle R. dos Santos, Ricardo de Oliveira, Renato Junqueira, João Cury, Carlos Puzzi, Elza Soares, Dionísio Santana, Walter Augusto Varella, Robert Gabriel dos Anjos, Fábio Moises, Débora Rodrigues, Kleber de Morais, Viviane Ferreira, Rafael Rodrigues e Luiz da Rocha.

São parceiros do CitVale: o IFSP, Unesp, Consórcio de Municípios do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), Sebrae-SP, ETEC Registro, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, SESI/Senai, Senac Registro, Federal Invest, Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, Sabesp e o Departamento Regional de Saúde de Registro.

Responder