Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 29/01/2016 - 9:35 am em | 0 comentários

Divulgação

Domingo tem Encontro Nacional de Folia de Reis em Ribeirão Preto

Encontro reunirá cerca de 30 companhias de reis

Domingo tem Encontro Nacional de Folia de Reis em Ribeirão Preto

O 24º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, acontece domingo, das 8h30 às 22 horas, na Praça José Rossi, na Vila Virgínia. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com a organização da Associação Transformar, dentro do Projeto Cultura Caipira, e espera receber mais de 20 mil visitantes numa celebração de fé e união cultural, que terão à disposição completa infraestrutura, com sanitários, água e ambulância.

A comemoração é uma das mais importantes da cultura popular. Anualmente reúne diversos voluntários engajados em prol da atividade. Em 2016 a patronesse da comemoração será Patricia Rotger Delfini em reconhecimento aos serviços prestados à Secretaria da Cultura, principalmente pela sua luta na implantação do Encontro de Reis de 1992.

Segundo a coordenadora do Encontro, Carminha Rezende, são esperadas cerca de 30 companhias de reis de Ribeirão Preto e região, Minas Gerais, Paraná e outros estados: “Durante a festividade as pessoas renovam a sua fé. Nesta edição o tema será Anjo Gabriel: anunciação à Maria, pois foi a criatura divina responsável por avisar a jovem virgem que seria mãe do menino Jesus. Muitas pessoas se emocionam com a missa, a encenação dos Reis Magos e com o espetáculo das Companhias. Estamos preparando um lindo evento”.

Um grupo de fotógrafos profissionais e estudantes fará as imagens do evento. Os registros serão integrados a um projeto que está sendo desenvolvido para celebrar o jubileu de prata do Encontro de Folia de Reis de Ribeirão Preto.

Haverá também a encenação do Presépio de Reisado, apresentado pelo Grupo de Teatro da Secretaria da Cultura. A Comitiva de Tropeiros Pau de Fuxico II, coordenada por Roberto Souza, irá demonstrar as tradições dos tropeiros durante suas viagens, como, por exemplo, o preparo do café que será torrado e socado no local com o “jeitinho” artesanal e rústico da época, além do preparo de paçoca no pilão. O grupo também vai expor suas “tralhas” e tocar berrante.

”O Encontro Nacional de Folia de Reis é um momento único para a cidade, a arte regional estampada na fé, na vestimenta e na musicalidade, na maioria das vezes sem a preocupação técnica, mas com devoção. Os Foliões, quase todos autodidatas e alguns com instrumentos feitos artesanalmente, animam alegremente todos os que passam e observam atentamente a letra das músicas e as roupas coloridas dos participantes”, diz Alessandro Maraca, secretário municipal da Cultura.

A Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Possui um caráter profano religioso que faz parte do ciclo natalino quando se fazem as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades ou festejos populares como: Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.

Programação

9h – Celebração da Santa Missa pelo padre Alexandre de Souza, da Comunidade da Igreja Paroquial Santa Maria Goretti.

10h – Hasteamento das bandeiras de São Sebastião, padroeiro de Ribeirão Preto, Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e dos Três Reis Magos, padroeiros da festa.

11h – Inicio das apresentações das Companhias de Reis e Congada.

15h – Homenagem a patronesse da festa Patricia Rotger Delfini

17h30 – Apresentação do Presépio de Reisado pelo Grupo de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura.

22h – Encerramento

Apoio – Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa, Cartão de Todos Ribeirão Preto, Ultragaz, Café Barão, Laticínios Aviação, Casa da Malha e Barros Madeiras.

Responder