Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 25/09/2022 - 7:00 am em | 0 comentários

Raimundo Rosa/PMS-Divulgação

Dia do Bonde é marcado com arte urbana e novidades na linha turística

Bonde decorado com flores: homenagem à Primavera

Dia do Bonde é marcado com arte urbana e novidades na linha turística

Passeios, flores, arte urbana e novidades marcaram o Dia do Bonde que foi comemorado sexta-feira com voltas especiais na linha turística, o lançamento de duas ferramentas que contribuirão com a experiência de santistas e turistas durante o percurso pelo Centro e a confecção de um painel instagramável para celebrar a imortalidade do transporte que fez história em Santos. A ação faz parte da Primavera Criativa, que segue até hoje com uma programação repleta de atividades.

O bonde decorado com flores em homenagem à Primavera e o Bonde Arte Urbana marcaram a festa. Além de terem pagado meia-tarifa em todas as viagens, aqueles que subiram ao veículo no final do dia ainda puderam ouvir mais a respeito da arte urbana da cidade.

O artista visual Prëo, responsável por grafitar o painel com a temática “bonde e primavera”, acompanhou os passeios no Bonde Arte Urbana, explicando o que cada manifestação artística presente no Centro Histórico significa e a história por trás da prática da arte de rua. A atração nada mais foi do que o lançamento de uma ferramenta que busca valorizar os artistas que colorem as ruas da cidade: o roteiro “Arte Urbana”.

Além de ganhar versão presencial, a bordo do bonde em ocasiões especiais, a novidade também já conta com versão on-line. No site Turismo Santos, na aba “Roteiros”, basta selecionar a opção “Arte Urbana” e seguir o encaminhamento do site até o mapa virtual, que também pode ser acessado em www.preo.com.br/mapa-3 Lá, é possível checar todas as artes que integram o roteiro da linha do bonde, descobrir o nome dos artistas e a localização exata de cada obra.

Pelo caminho, é possível encontrar manifestações artísticas em técnicas variadas como grafite, pintura, aplicação de lambe-lambes, street art, entre outras. O site abriga até mesmo as intervenções que, por algum motivo, não estão mais lá, e que agora existem apenas em registros fotográficos. Nomes como o próprio Prëo, Bomfim, Paulo Cavera, Mãoz, Bueno Caos, Tuia, Camila Bernardo, entre diversos outros artistas, possuem suas marcas catalogadas no mapa virtual.

O dia especial também foi marcado pelo lançamento de outra ferramenta: o audioguia trilíngue no Bonde Café. São faixas gravadas em português, inglês e espanhol, pelos próprios guias de turismo, que transmitem informações sobre os pontos de referência do percurso do bonde aos passageiros. Por um aparelho celular conectado ao sistema de som do bonde, o motorneiro dá play nas faixas conforme o veículo passa pelas importantes construções da Região Central.

O objetivo da ferramenta é padronizar o processo da viagem guiada e possibilitar que os visitantes que não falem português também entendam sobre os elementos que fazem parte da história da cidade. Como é um projeto-piloto, inicialmente o audioguia será utilizado somente no Bonde Café. Se tudo correr bem, o recurso será implantado aos poucos nos outros carros da linha turística.

O audioguia foi desenvolvido pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).

Após mais de seis horas de trabalho, um painel estampando um bonde florido passou a decorar a Estação do Valongo, ao lado das verdadeiras máquinas. Com a temática Bonde & Primavera, o artista visual Prëo conta que quis envolver o homenageado, o bonde, à Primavera, numa mensagem colorida: “Eu fiz as flores saindo do bonde, como se por dentro dele também estivesse florescendo”. O painel ficará na Estação do Valongo até hoje e, posteriormente, será utilizado durante eventos.

Os passeios de bonde não foram exclusivos ao dia alusivo às máquinas. Até hoje haverá passeios com o bonde decorado com flores das 11 às 17 horas. O ingresso custa R$ 7; maiores de 60 anos, professores e estudantes pagam meia; crianças de até 5 anos e guias de turismo em monitoria de grupo não pagam.

O bonde decorado é apenas uma pequena parcela da programação da 2ª edição da Primavera Criativa, que teve início na quinta-feira passada e segue até hoje. As atividades envolvem feiras, workshops, exposições, visitas monitoradas, gastronomia, música, walking tour, aula-show, passeio ciclístico, entre outras atrações. Confira a programação completa em www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/content/primavera-criativa

Responder