Chocolates artesanais crescerão vendas entre 10% a 20% nesta Páscoa
O Brasil ocupa o terceiro lugar na lista dos maiores consumidores do mundo de chocolate, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. De acordo com a agência de pesquisas Euromonitor, são consumidos por aqui cerca de 2,8 quilos de chocolate por pessoa todos os anos. Levantamento realizado pelo Sebrae, todos os anos são produzidos no Brasil em torno de 800 toneladas de chocolate e movimenta quase 2 mil dólares por tonelada.
Longe das cifras milionárias, os produtos à base de cacau também geram renda e promovem oportunidades. Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), os empreendedores de chocolates artesanais terão um crescimento nas vendas entre 10% a 20%. Este nicho de mercado não para de crescer e usam a criatividade para dar luz a uma nova forma de produzir o chocolate.
A chef pâtissier Debora Franzoni, que se especializou na França e passou longo período em Barcelona, se prepara a cada Páscoa para produzir ovos de chocolate diferenciados: “Lá fora é comum encontrar chocolates com especiarias e frutas típicas brasileiras, mas aqui as pessoas ainda não conhecem como deveriam”.
Segundo ela, quando se conhece a técnica é possível fazer tudo, basta deixar a criatividade fluir. Nesta Páscoa, a aposta da empreendedora que trabalha com encomendas são os ovos especiais (300 g, no valor de R$ 80), como o recheado de caramelo com nuts, flor de sal e ganache, o creme de damasco com brigadeiro 70%, o croc de nutella com ganache.
Há também as opções para os pequenos, como o Kit Kids para as crianças montarem seus ovos. Ele vem com uma casca de chocolate (200 g), bisnaga com recheio, duas ampolas com confeitos, por R$ 55. Outra opção é a Casa do Coelho, uma latinha com 400 g de palha italiana ou brownie cortados em cubinhos, por R$ 55.
Outra empreendedora que aposta na Páscoa é a engenheira de Alimentos, Agnes Cardoso, que sempre foi apaixonada por confeitaria e decidiu abrir a The Little Candy Maker. A marca oferece uma linha de bolos e doces para todos os gostos, desenvolvendo produtos exclusivos para entregar mais que um bolo ou doce, entregar momentos especiais. Um dos lançamentos para a Páscoa é o Ruby Cake, recheado com camadas alternadas de creme de chocolate Ruby e geleia artesanal de frutas vermelhas em uma massa de bolo branca e delicada para destacar o sabor do chocolate. Para finalizar, dar mais sabor e charme, uma ganache de chocolate Ruby e Blossoms de morango.
“Assim que soubemos do lançamento do Chocolate Ruby da Callebaut não poderíamos pensar no nosso queridinho e mais pedido: o nosso bolo de muitas camadas. Para aqueles que não acreditam em coincidência, na mesma semana, um casal de amigos descobriu que estavam grávidos de uma menina. Então, encomendaram a iguaria. Não poderíamos ter ocasião melhor, o de celebrar a vida”, acrescenta Agnes Cardoso.
A Páscoa é considerada a melhor data para empreender. O ideal é não ficar apenas na produção do tradicional ovo, use a criatividade na criação de receitas inovadoras com frutas, castanhas e caldas. “Outro detalhe é caprichar na embalagem e utilizar os meios digitais para divulgação, com fotos que despertem o paladar através do olhar. O ideal é gravar vídeos curtos e aproveitar os canais das redes sociais (Instagram, WhatsApp, Facebook)”, orienta Franzoni, que também realiza cursos de confeitaria.