Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 22/02/2017 - 7:30 am em | 0 comentários

Divulgação

Catavento inaugura sala de realidade virtual sobre dinossauros brasileiros

Museu apresenta “Dinos do Brasil”, seu novo espaço multissensorial

Catavento inaugura sala de realidade virtual sobre dinossauros brasileiros

Conhecido por suas instalações tecnológicas que deixam o aprendizado das ciências mais lúdico, o Catavento Cultural, Museu do Governo do Estado de São Paulo, inaugurou ala dedicada aos dinossauros brasileiros. Com 100 m², a sala Dinos do Brasil fica na seção “Vida” do Museu e dá ao visitante a chance de fazer um passeio pelo território brasileiro na era mesozoica – entre 250 milhões e 65 milhões de anos atrás – com auxílio de óculos de realidade virtual.

Desenvolvida pela startup brasileira VR Monkey com patrocínio da Intel e da Ambev, a sala Dinos do Brasil prevê sete sessões diárias com 40 minutos de duração e capacidade para 25 pessoas. A bordo de uma cápsula do tempo, a atividade leva o público para uma viagem pelas paisagens primitivas do Brasil, de Norte a Sul, nos períodos Triássico e Cretáceo.

Uberabatitan, Abelissauro, Unaissauro e Saturnália são algumas das espécies de dinossauros brasileiros que irão interagir com os visitantes, junto a outros animais pré-históricos, em meio a um passeio por florestas, desertos e áreas vulcânicas que, à época, faziam parte do relevo do território nacional. A experiência multissensorial, que estimula visão, audição e senso de direção, atrai não somente as crianças, frequentadoras assíduas do museu, mas também os adultos que apreciam História, tecnologia e games.

O projeto contou com a consultoria do professor dr. Luiz Anelli, do Instituto de Geociências da USP, com o apoio da Fapesp por meio do PIPE. É o primeiro projeto de realidade virtual financiado pela Lei Rouanet.

As sessões acontecem das 10 às 16 horas, a cada hora, de terça a sexta-feira, com programação de sessões para grupos. Aos finais de semana, férias escolares e feriados é necessário retirar senha para participar da atividade.

O Catavento está localizado no Palácio das Indústrias, na Avenida Mercúrio, s/nº, Parque Dom Pedro II, Centro, capital, telefone: (11) 3315.0051, com funcionamento de terça a domingo, das 9 às 17 horas. A bilheteria fecha às 16 horas.

O ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Aposentados, crianças de 4 a 12 anos, estudantes com carteirinha e pessoas com deficiência pagam meia. Aos sábados, a entrada é gratuita para todos os visitantes.

O Catavento é resultado de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação. O espaço foi inaugurado em março de 2009. São mais de 250 instalações, em 8.000 metros quadrados, distribuídas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Júlio César e Gandhi, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.

No local também é possível conferir as atrações da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Responder