Canal de denúncias visa evitar práticas de corrupção e atos ilícitos
A Secretaria Estadual de Logística e Transportes (SLT), por meio da Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, abre hoje ao público um canal exclusivo para o envio de denúncias de práticas de corrupção, fraudes, atos ilícitos, irregularidades, assédio e outras infrações ao Código de Conduta e Integridade da Companhia. A medida tem como meta proteger o patrimônio e reforçar a transparência do Governo do Estado. A nova ferramenta proporcionará à estatal um instrumento efetivo para conhecimento, diagnóstico e atuação de forma rápida, transparente e objetiva sobre eventuais vulnerabilidades.
Para enviar uma denúncia, o reclamante deve entrar no site Canal Íntegro, em www.canalintegro.com.br/dersa ou clicar no banner da página principal do site da Dersa. Se preferir, a denúncia poder ser feita pelo telefone 0800.878.0937, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. O denunciante poderá acompanhar em sigilo absoluto sua acusação com um número de protocolo no site. O anonimato é garantido qualquer que seja a conclusão da denúncia. A ferramenta, seja por internet ou por telefone, jamais identifica o número de IPs (“Internet Protocol”) ou de linhas telefônicas que originaram os registros.
O sistema digital é administrado pela Iaux Brasil Assessoria Empresarial Ltda., empresa independente de assessoria em governança, gestão de riscos e compliance. Independentemente do meio em que o relato foi feito, as informações armazenadas ficam em um ambiente externo seguro e não podem ser acessadas indevidamente, alteradas ou apagadas, o que garante o recebimento e o encaminhamento integral do conteúdo da denúncia.
Depois de enviada, a acusação será encaminhada ao Comitê de Ética da Dersa, constituído conforme a legislação. A função do Comitê é receber, investigar, avaliar e julgar a veracidade dos fatos. O último passo é enviar a sanção proposta para a Diretoria Colegiada da empresa, a quem compete a eventual aplicação de punição.
A novidade reforça o compromisso da nova gestão da estatal com uma verdadeira política de compliance, voltado totalmente para a ética corporativa pública e a qualidade do trabalho prestado à população. O Canal Íntegro está disponível 24 horas por dia e sete dias por semana.
Para outros assuntos, como reclamações, sugestões e elogios, a Ouvidoria da Dersa está disponível na opção três do atendimento eletrônico, no número 0800.726.6300, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.