Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 6/09/2016 - 9:11 am em | 0 comentários

Divulgação

Caixa d’água gigante da Sabesp será liberada para visitação

Equipamento está cravado em rocha, em Santos

Caixa d’água gigante da Sabesp será liberada para visitação

A Sabesp abrirá seu principal centro de reservação de água tratada na Baixada Santista, o Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá, para visitação pública entre os dias 15 e 21 de setembro – exceto no domingo 18. Trata-se da maior reserva em rocha da América Latina, localizada no interior dos morros que dão nome ao equipamento, na divisa entre Santos e São Vicente.

Com capacidade para 110 milhões de litros de água – aproximadamente um terço de todo o armazenamento disponível à região –, o reservatório é responsável pela distribuição direta do volume vindo da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão à população dos municípios de Santos e São Vicente, além de Guarujá e Praia Grande indiretamente.

As dimensões do Reservatório-Túnel são gigantescas: 1.100 metros de extensão divididos em duas câmaras idênticas, cada uma com 13 metros de altura (correspondendo a um prédio de cinco andares) por 15 metros de largura (equivalente a uma quadra oficial de basquete).

As visitas acontecerão durante a limpeza e desinfecção preventiva do reservatório. Para isso, foi traçado planejamento estratégico que garante o abastecimento mesmo durante os trabalhos no interior do equipamento.

A câmara que receberá os moradores e turistas fica em São Vicente, com acesso pelo Parque Ecológico Voturuá (Rua Dona Anita Costa, s/nº, Vila Voturuá). As sessões monitoradas acontecem, nos dias 15, 16, 19, 20 e 21 de setembro, às 9 horas, 10h30, 13h30 e 15 horas. No sábado (17/9) o passeio acontece às 9, 10h30 e 12 horas.

Para participar é preciso atender a alguns critérios de segurança, como ter no mínimo 12 anos de idade (mesmo que acompanhado pelos pais ou responsáveis). Dentro do reservatório não é possível o acesso com uso de bengalas, muletas ou cadeira de rodas e o passeio não é recomendado para gestantes. A companhia aconselha vestir calças compridas e blusas/camisas que não limitem os movimentos para melhor aproveitamento do visitante. A Sabesp fornecerá botas de borracha e capacetes aos visitantes.

Ao todo são 920 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas pelos telefones (13) 3201.2657 ou 3201.2608, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi inaugurado em 16 de novembro de 1981. Ou seja, há 35 anos atende a população fixa e turística da região. Projetada para suprir um déficit de 65% de reservação no final da década de 1970, a caixa d‘água gigante é fundamental até os dias de hoje ao sistema integrado de abastecimento à região e também é considerado uma das obras mais ousadas da Sabesp.

Responder