Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 30/03/2023 - 7:01 am em | 0 comentários

Divulgação

Andradas, na Mantiqueira Vulcânica, realiza festival de cafés especiais

Andradas Café Festival: programação variada

Andradas, na Mantiqueira Vulcânica, realiza festival de cafés especiais

Com o objetivo de potencializar a cafeicultura de Andradas, em Minas Gerais, acontece de hoje a domingo, das 9 às 18 horas, no Pavilhão do Vinho, o festival de cafés especiais, com programação variada para receber turistas e moradores. Conhecida pela culinária com influência italiana e mineira, também pelos vinhos, azeites e bananas, Andradas tem no café o seu maior motor econômico na geração de emprego e renda para milhares de famílias de produtores.

“São mais de 2.700 cafeicultores, na sua maioria familiares, com uma produção de mais de 200 mil sacas de café. Os grãos são produzidos em solos vulcânicos e em altitudes elevadas. A Prefeitura reconhecendo todo esse potencial vem investindo para tornar Andradas uma reconhecida origem de cafés especiais”, afirma a prefeita Margot Navarro Graziani Pioli.

Segundo os organizadores, a ideia é realizar na cidade, que integra a Mantiqueira Vulcânica, um evento de expressão nacional: “Iremos promover uma prova profissional dos melhores cafés de Andradas para que os produtores e os empresários possam conhecer cada vez mais o potencial dos grãos da região, que se destaca nos concursos”, explica Sebastião Donizete Benevene, presidente da Associação dos Cafeicultores do Bairro Gabirobal (Acafeg).

A cultura, o turismo e a gastronomia são o tripé de sustentação da região quando se fala em café e produtos regionais. Durante os dias na cidade, o visitante poderá realizar rotas e passeios guiados, conhecer também a cultura local, propriedades rurais, atrativos turísticos, exposições e a gastronomia com pratos típicos que também levarão cafés e harmonizações com receitas exclusivas. Andradas possui hotelaria, restaurantes, rotas de turismo, lojas de produtos locais, vinícolas e olivais, assim como o famoso Pico do Gavião.

O foco do evento é “desenvolver a região, proporcionar conhecimento e aproximar os produtores locais do mercado de cafés especiais, trazendo experiências e conteúdo”, explica o analista técnico do Sebrae, Ivan Figueiredo. A programação terá campeonatos de preparo de café e de torra do grão e também cursos básicos e palestras para quem quiser aprender mais sobre a bebida. Dentre os organizadores também está o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) que promoverá alguns dos conteúdos, como o Desafio Koar e o Campeonato de Torra de cafés.

Responder