Edição 298Novembro 2019
Quarta, 11 De Dezembro De 2019
Editorias

Publicado em 9/04/2019 - 7:57 am em | 0 comentários

Isabela Carrari/Secom-PMS

“Abril Verde” previnirá acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Iniciativa da Prefeitura de Santos foi lançada no Paço Municipal

“Abril Verde” previnirá acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

A campanha “Abril Verde” vai conscientizar e prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, abordando assuntos como segurança, saúde mental, primeiros socorros, álcool e drogas. A iniciativa da Prefeitura de Santos foi lançada ontem, no Paço Municipal, integrando a Campanha Nacional de Prevenção e Acidentes do Trabalho. Estão programadas palestras, debates e apresentações musicais durante a 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidente (Sipat), que acontecerá entre os dias 22 e 26.

O destaque da programação será o 5º Seminário sobre Segurança e Saúde do Trabalhador, no dia 25, sob o tema “Gestão de Riscos Ocupacionais – o Brasil contra acidentes e doenças do trabalho”. O evento terá apoio da Fundacentro Baixada Santista, instituição ligada ao Ministério da Economia e voltada ao estudo e à pesquisa das condições dos ambientes de trabalho.

Para chamar a atenção, durante abril alguns prédios e espaços públicos também serão iluminados na cor verde, como o Palácio José Bonifácio (sede da Prefeitura), as praças José Bonifácio (Centro) e das Bandeiras (Gonzaga) e trecho da Avenida Ana Costa. “Muitos acidentes custam vidas e levam a frustrações. Não há nada mais importante que a saúde, por isso é preciso atuar de forma preventiva. Que essas medidas possam garantir mais qualidade de vida aos servidores municipais, que são os responsáveis por tocar essa máquina pública diariamente com tanto empenho”, afirmou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Ele salientou ainda que o Abril Verde foi instituído no calendário oficial de Santos pela lei nº 3.144/2016, de autoria do então vereador e atual secretário de Gestão (Seges), Carlos Teixeira Filho. “Temos preocupação com os locais de trabalho de nossos servidores públicos. Fazemos relatórios gerenciais e levantamos os problemas nos locais de trabalho”, disse Teixeira Filho.

O chefe do escritório regional da Baixada Santista da Fundacentro, Flávio Santos, ressaltou dados de 2013 da Organização Internacional do Trabalho (OIT): “Dois milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes do trabalho ao ano chega a 321 mil. É um tema delicado e daremos esse apoio para diminuir essa estatística”.

Funcionários interessados em participar precisam se inscrever no link www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/proximos-eventos As vagas são limitadas.

Confira a programação completa:

15ª Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho – Sipat – Tema: “Todos somos responsáveis, Conheça, Previna, Viva”

Dia 22 – Local: Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137 – Centro)

9h – Abertura

9h30 – Cerimônia em memória às vítimas de acidentes de trabalho – Abril Verde

9h45 – Apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes

10h15 – Palestra: Prevenção em Saúde Mental do Trabalhador, com Fábio dos Santos Cascais, psicólogo Clínico do Programa de Saúde Mental do Servidor da Prefeitura

Dia 23 – Local: Auditório do Centro Administrativo (Rua Dom Pedro II, 25, Centro)

9h – Palestra: Segurança Viária com Veículo de Urgência e Emergência, com Sandro Jacob, tecnólogo de Segurança no Trânsito, professor de Especialização nos Transportes.

10h – Palestra: Primeiros Socorros e Acidentes domésticos, com Washington Miranda da Cruz, especialista em APH-Atendimento Pré-Hospitalar do Samu/Cosamu-DAPHOS-SMS.

Dia 24 – Local Auditório da Câmara de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Centro)

14h – Palestra: Casa do Saber, com Liseane Maria de Quadros Oliveira, do Projeto Teatro nas escolas do IEC – Informação Educação e Comunicação, da Devig-Secove/Sevcoz

14h45 – Palestra: Canal Legal, Prevenir é Nosso Ideal, com Ilka A. Conti (Seges), Américo Lopes (Semam), Marcos Lara (Seds) e Geraldo Fernandes (Seseg)

Dia 25 – V Seminário Unificado Sobre Segurança e Saúde do Trabalhador na Baixada Santista – Local: Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos (Av. Ana Costa, 55 – Vila Mathias)

8h-8h30 – Credenciamento

8h30-9h – Mesa de abertura

9h – 9h30 – Cerimônia da Vela em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

9h30 – 10h – Cerest – Cubatão

10h – 10h30 – Sevrest – Santos

10h30 – 11h – Seint (GRTb)

11h – 11h30 – Diesat

11h30 – 12h – Fundacentro

12h – 12h30 – Perguntas da Plateia/Considerações finais dos Palestrantes

12h30 – 13h30 – Almoço

13h30 – 14h30 – Palestra: Análise de Acidentes do Trabalho, com Fabio Sperdut, Tecnologista da Fundacentro)

14h30 – 15h – Debate

15h – 16h – Palestra: A avaliação da saúde do trabalhador sobre a perspectiva da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), com Cristina Biz, fonoaudióloga

16h – 16h30 – Debate

16h30 – 17h – Final

Dia 26 – Local Auditório da Câmara de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Centro).

9h – Apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes

9h30 – Palestra: Casa do Saber, com Liseane Maria de Quadros Oliveira, do Projeto Teatro nas escolas do IEC – Informação Educação e Comunicação, da Devig-Secove/Sevcoz

10h15 – Palestra: Quatro Estações, com Ivanil Lourenço dos Reis, Master em Neurolinguística – PNL, Coach – Personal e Professional da SBC e Tec. Segurança do Trabalho da Coseg/Degepat/Seges

11h45 – Cerimônia em Memória às vítimas de acidentes de trabalho – Abril Verde.