Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 10/01/2024 - 6:58 am em | 0 comentários

DZ/Divulgação

35 mil litros de chope para não faltar animação na 39ª Festa Pomerana

Schornstein disponibilizará oito estilos de chope

35 mil litros de chope para não faltar animação na 39ª Festa Pomerana

Cervejaria oficial da 39ª Festa Pomerana, a Schornstein preparou 35 mil litros de oito diferentes estilos de chope para o evento, que acontece de hoje a 21 de janeiro, em Pomerode, Santa Catarina. Seis bares estarão distribuídos em todos os pavilhões da festa, servindo os estilos Pilsen, Weiss, Witbier, IPA, Bock, Imperial IPA, chope de vinho e o destaque IPA Tangerina, que faz sucesso entre os amantes desse estilo, por ser uma bebida leve, refrescante, com amargor equilibrado e um toque cítrico marcante. O público também terá a possibilidade de experimentar as brasagens das cervejarias AllesGut, Borck e Wunderbier.

A Festa Pomerana agita o Verão catarinense e celebra a tradição dos imigrantes que colonizaram a bucólica Pomerode. No total, serão 14 pontos gastronômicos, além de dois restaurantes, um no Pavilhão Principal e outro no Biergarten. Nestes locais, o público poderá encontrar todos os sabores que remetem à Alemanha e, principalmente, receitas que os imigrantes criaram ao longo dos anos com os ingredientes que encontraram ao chegarem no Brasil.

Para animar a festa, haverá cerca de 50 atrações musicais tocando em todos os setores do evento. Um dos destaques é o show da banda alemã Dorfrocker, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, no Pavilhão Cultural. Na sexta-feira e no sábado, a apresentação está marcada para as 22h e no domingo, às 15h.

A Festa Pomerana será ponto de encontro para grupos de Bandoneon, Teufelsgeige (Violino do Diabo) e Bandas Marciais. Também haverá um dia dedicado à recepção dos Grupos Folclóricos e da Melhor Idade.

Haverá um Concurso de Delícias para quem quiser provar seus dotes na culinária germânica, competições típicas como Serrador e Lenhador e Alles Wurst – É tudo linguiça e chope no caneco, entre outras, além do Desfile de Tochas, Marcha da Cozinha e Cultuo em Plattdeustsch, um dialeto baixo-alemão que quase desapareceu totalmente, com conhecimento e prática de apenas 3% da população alemã.

A Schornstein escolheu os estilos de chope que harmonizarão perfeitamente bem com os pratos típicos disponíveis na festividade. “Estamos muito animados por, mais uma vez, participarmos da festa, não só porque é um dos principais eventos da cidade, mas também porque celebra a cultura germânica”, diz Gustavo Barreira, CEO da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA), dona da marca: “Como a Schornstein é uma cervejaria tipicamente alemã, que preza por difundir essas raízes, estamos em total sintonia e nos sentimos muito à vontade para contribuirmos levando o que fazemos de melhor, que é uma cerveja artesanal com alma”.

A Schornstein IPA é uma das mais tradicionais, premiadas e conhecidas IPAs do mercado. Trata-se de uma IPA de coloração dourada intensa, de notas cítricas, frutadas e resinoso que deixa a receita refrescante e com bom drinkability, mas também com o característico e desejado amargor que o estilo pede.

Outra opção que já caiu no gosto do público e surpreende com sua refrescância é a IPA Tangerina, que leva o extrato da fruta e um dry hopping de Citra e Amarillo. Apresenta um corpo médio e espuma duradoura. A tangerina aparece de forma sutil no aroma e mais intensamente no paladar.

A leve e refrescante Pilsen é uma clássica representação do estilo com seu aroma que remete ao malte, cereais e notas de panificação, características que se confirmam no paladar.

Estilo clássico e típico da Alemanha, a Schornstein Weiss é uma bebida de trigo com coloração amarelo intenso. É turva e tem evidenciado o aroma de banana e cravo, o que traz refrescância à receita.

A Schornstein Bock é uma bebida robusta, que apresenta alta complexidade devido à escolha de maltes especiais que atuam como protagonistas. Remete ao caramelo, toffee, tosta e um sutil amadeirado, complementado por um leve herbal.

A Schornstein Imperial IPA (estilo também chamado de Double IPA) é versão mais complexa da India Pale Ale. De coloração âmbar e brilhante, apresenta denso creme e aroma floral, cítrico e frutado. É intensamente lupulada, com teor alcoólico elevado e amargor acentuado.

A Schornstein Witbier é uma cerveja de trigo extra com laranja e coentro. Com 5% de teor alcoólico, é uma bebida refrescante, indicada para as estações mais quentes do ano.

O chope de vinho é uma bebida alcoólica mista, feita com vinho tinto de origem Catarinense e o tradicional chope Schornstein Pilsen. Apresenta alta drinkability, é leve, saboroso e refrescante.

A Cervejaria Schornstein é uma das primeiras fábricas de cerveja artesanal brasileira, fundada em junho de 2006, em Pomerode. Sua sede fica em uma edificação histórica, o antigo Mercado Weege. Ao lado da fábrica, o prédio que deu início à cervejaria abriga, atualmente, o brewpub Schornstein Kneipe, que se destaca por uma imponente chaminé de 30 metros de altura feita de tijolos maciços artesanais. Vem daí o nome Schornstein que, em alemão, significa chaminé.

Conhecida por fabricar uma “cerveja com alma”, a Schornstein resgata o talento natural para produzir cerveja trazido pelos primeiros imigrantes alemães que se estabeleceram no Vale Europeu, em Santa Catarina. A cervejaria, que produz diversos estilos de cerveja, já ganhou várias medalhas de excelência conquistadas em concursos cervejeiros nacionais e internacionais.

Responder