Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 260 Setembro 2016

Exposição revela o olhar da comunidade

A comunidade da Mantiqueira, localizada no polo industrial de Cubatão, é tema da exposição fotográfica “A Cidade Através da Lente – Olhar da Comunidade”, que acontece até 21 de outubro, no saguão do Paço Municipal. O projeto traz um panorama da comunidade sob a ótica dos próprios moradores. Em 40 fotografias é apresentado o movimento intenso da rodovia, a proximidade das indústrias, a natureza da Serra do Mar, os hábitos e características locais. As imagens foram produzidas por moradores de diversas idades, com o objetivo de despertá-los para a reflexão e valorização do ambiente em que vivem.

A curadoria é de Karina Bacci, que ministrou aulas de fotografia para os participantes, e da artista plástica Flavia Mielnik. Para Karina, a exposição é o resultado da visão humanista da comunidade: “É um local distante se compararmos com outros bairros da cidade. Nossa ideia é mostrar, por meio do olhar da comunidade, como essas pessoas se adaptaram a esse ambiente e de que maneira vivem nesse lugar”.

Flavio Souza, presidente da Associação de Moradores da Comunidade Mantiqueira, destaca a importância do projeto como ferramenta de reconhecimento, valorização e preservação da memória do bairro.

Responder