Edição 283Agosto 2018
Sexta, 21 De Setembro De 2018
Editorias

Publicado na Edição 256 Maio 2016

Luiz Carlos Ferraz

CRC integra 2.821 cartórios no país

CRC integra 2.821 cartórios no país

Envolvendo a integração de 2.821 cartórios em cinco regiões do país, os 836 cartórios de Registro Civil de São Paulo, presentes em todos os municípios e distritos do Estado, já podem solicitar certidões de nascimento, casamento e óbito dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Piauí, Acre e Amapá, através da Central de Informações do Registro Civil (CRC). Em breve, Sergipe também fará parte do sistema. Além de presencial no cartório mais próximo, a solicitação pode ser feita pelo site www.registrocivil.org.br


Pesquisa feita pelo site de empregos a Catho e a consultoria iSocial revelou que 35% dos profissionais de RH nunca entrevistaram um profissional com algum tipo de deficiência, o que indica que a contratação de pessoas com deficiência possivelmente não é uma realidade em boa parte das empresas brasileiras. O levantamento apurou que somente 12% dos profissionais de RH se sentem totalmente capazes para a contratação de PcDs.


Consumidor_Logo_DetranQuem vive esquecendo o login e senha para acessar os serviços do portal do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), em www.detran.sp.gov.br, tem agora a opção de vincular o perfil do Facebook. São 26 serviços online — voltados para veículos, habilitação e infrações — que o motorista pode acessar em poucos cliques. O portal conta hoje com quase 10 milhões de usuários cadastrados.


Aposentados e pensionistas de Santos podem solicitar até 29 de julho o desconto de 50% nos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Remoção de Lixo para 2017. O benefício pode ser requerido no Poupatempo e, entre as exigências, é necessário possuir um único imóvel, ter renda máxima de até seis salários mínimos e não ter débitos com a Administração Municipal.


Levantamento feito pela área de serviços eletrônicos do Poupatempo mostrou que um dos atendimentos mais procurados no setor é relativo ao programa Nota Fiscal Paulista, da Secretaria de Estado da Fazenda. Aproximadamente 20% dos cidadãos que procuram os atendentes querem consultar ou transferir os créditos gerados das compras de mercadorias e 7% querem se cadastrar para receber parte do imposto nas compras.

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, Avenida Epitácio Pessoa, 62, Lj. 50, Boqueirão, Santos/SP, CEP 11045-300, ou por e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br