Edição 350Março 2024
Terça, 16 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 260 Setembro 2016

Aumenta em Santos venda de cigarros ilegais

Aumenta em Santos venda de cigarros ilegais

O volume de cigarros ilegais vendidos em Santos cresceu 60% entre 2010 e 2015, de acordo com o Ibope Inteligência, uma situação pior que a média do estado de São Paulo, cujo crescimento foi de 47% no volume de cigarros contrabandeados de origem paraguaia. Há quem entenda que entre as causas estão os reajustes dos impostos que incidem sobre esses produtos (o que para muitos ainda é muito pouco se comparado com os prejuízos que o tabagismo causa à saúde pública!) e a negligência dos governos em proteger as fronteiras (o que é fato…).


cons_poupa_logo-acessivel-em-librasPostos do Poupatempo Sé, Santo Amaro e São José dos Campos já estão testando um aplicativo que traduz de português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) as informações sobre serviços prestados nas unidades. Desenvolvido pela startup Hand Talk, o app permite que o deficiente auditivo tenha acesso a um vídeo em Libras, a partir de um código de resposta rápida (QR Code). Ao acessar o vídeo, ele fica sabendo, em Libras, o que precisa para obter seu documento.


Desde 2012 até agora, os 12 Cartórios de Registro Civil da Região Metropolitana da Baixada Santista efetuaram 3.183 reconhecimentos de paternidade, conforme levantamento da Associação dos Registradores do Estado de São Paulo (Arpen-SP). Com a paternidade reconhecida, os filhos garantem direitos patrimoniais, incluindo a pensão alimentícia, herança e pensão previdenciária, além do ganho afetivo de possuir o nome do pai em seus documentos pessoais. O procedimento e a emissão da certidão de nascimento são gratuitos para aqueles que não possuem condições de pagamento.


CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, Avenida Epitácio Pessoa, 62, Lj. 50, Boqueirão, Santos/SP, CEP 11045-300, ou por e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

Responder