Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 247 Agosto 2015

Sandra Netto

Residencial Antônio Cabral. Metro quadrado com custo exato

Residencial Antônio Cabral: apartamentos com 60 metros quadrados de área, um dormitório

Residencial Antônio Cabral. Metro quadrado com custo exato

Idealizado na medida para o investidor do mercado imobiliário, o Residencial Antônio Cabral, na Rua Vereador Henrique Soler, 51, Ponta da Praia, em Santos, iniciou em agosto sua fase de acabamento. Quase uma exceção no tradicional sistema de construção em vigor na Baixada Santista, em que o incorporador assume todas as responsabilidades e riscos, o Antônio Cabral está sendo realizado por meio do regime de construção por administração, ou a preço de custo (regido pela Lei nº 4.591/64), no qual um grupo de investidores assume as despesas em todas as etapas da obra, sob a gestão de uma empresa especializada, no caso, a Dimag Empreendimentos Imobiliários Ltda.

Dimas e Lúcia: empreendimento contempla projetos personalizados Sandra Netto

Dimas e Lúcia: empreendimento contempla projetos personalizados

Inicialmente denominada Universo Empreendimentos Imobiliários, a empresa foi fundada em 1993 pelo empresário Aguinaldo Simões, o administrador de empresas Dimas Lima Cabral da Silva e sua esposa e filha de Aguinaldo, a arquiteta Lúcia Simões. A partir de 1996 mudou para Dimag e passou a ser dirigida somente por Dimas e Lúcia. “Somos remanescentes de uma atividade muito difundida na década de 80, que era conhecida por preço de custo, e que hoje se denomina preço por administração”, afirmam.

Dimas explica o sistema: após encontrar o terreno ideal, é feita a proposta de troca de área com o dono, na base de 18% a 20%. Ou seja, quando a obra ficar pronta, o proprietário da área receberá as unidades correspondentes que serão edificadas no local. O projeto é então desenvolvido e as unidades negociadas com pessoas que atuarão como investidores, pagando a obra em parcelas mensais, com o valor dividido pelo tempo de duração da obra, de 48 a 60 meses, que será acompanhada por comissão de três representantes do grupo: “Os investidores assumem o custo da construção e a administração é feita pela Dimag, gerindo a obra física e financeiramente, e entregando o edifício pronto”.

No total, já foram entregues cerca de 500 unidades. No período entre 1993 e 1996, por meio da Universo/Dimag, foram os seguintes empreendimentos: Residencial Alpha, Residencial Príncipe de Galles e o comercial Universo Centro Empresarial. A partir de 1996, através da Dimag: Residencial Júlio Simões, Residencial Bela Vista, Residencial Portal dos Palmares, e os comerciais, Centro Empresarial Bandeirantes e Centro Empresarial 5ª Avenida. Atualmente, a Dimag executa o Residencial Antônio Cabral – cujo nome é em homenagem póstuma ao pai de Dimas – e o Residencial Victória Cabral.

“A vantagem do sistema que adotamos é que o investidor paga o custo exato do empreendimento e mais a administração”, enfatizam os diretores Dimas e Lúcia: “O metro quadrado do mais recente empreendimento entregue, por exemplo, o Portal dos Palmares, ficou em cerca de R$ 3.000”.

Apartamentos compactos e flexíveis

O Residencial Antônio Cabral tem cerca de 7.900 metros quadrados de área construída. Como o empreendimento prioriza o investidor o projeto tem um perfil específico – visando facilitar, além da moradia própria, a posterior locação ou venda, cuja administração da locação também é prestada pela Dimag Empreendimentos Imobiliários.

O projeto estabelece unidades compactas, combinando a utilização de materiais e mão de obra com qualidade, com aplicação de diferenciais construtivos modernos, como medição individual de água, aquecimento central a gás, infraestrutura para ar-condicionado, gerador de energia, elevador sem casa de máquina.

Autora do projeto arquitetônico, a arquiteta Lúcia Simões destaca que o empreendimento tem 16 pavimentos, sendo subsolo, térreo e mezanino, onde estão as vagas de veículos, mais 12 andares-tipos, e cobertura com área de lazer: salão de jogos, dois salões de festas, sendo um com churrasqueira, e espaço fitness.

No total, são 84 apartamentos de um dormitório, cada com 60 metros quadrados de área. Todas as unidades possuem terraço e lavabo. Visando harmonizar os espaços, a planta é flexível e pode integrar, por exemplo, a sala com a cozinha, abrindo uma parede ou vão. “Os apartamentos oferecem um bom espaço para viver e receber visitas e, no caso de reuniões ou festas, há a cobertura coletiva, que dá todo suporte”, sugere.

Em fase de acabamento, internamente, as unidades serão entregues com piso em porcelanato esmaltado acetinado, formato grande, na sala, e revestimento cerâmico, no formato 30×60, na parede da cozinha e banho. O dormitório será entregue com carpete de madeira. Externamente, a fachada é revestida com pastilhas cerâmicas, no formato 7,5×7,5, nas cores branco e azul, com detalhes em bege. A fachada, com pé direito duplo, será decorada com portal em porcelanato extrafino.

O Residencial Antônio Cabral é construído em parceria com tradicionais fornecedores e profissionais do mercado da construção. Os dois elevadores Atlas Schindler são do modelo Schindler 3300, que dispensa casa de máquinas. A instalação dos equipamentos reduziu o custo de construção, representando avanço no transporte vertical, com economia de energia, baixíssimo ruído e conforto no deslocamento. Conforme informa o fabricante, a cabina é 25 cm mais larga que a convencional e todos os componentes de sinalização e iluminação são em LED. As botoeiras e sinalizações são em aço inoxidável escovado e vidro, combinando durabilidade e design moderno. Com a utilização dos elementos de tração, o Schindler 3300 dispensa o uso de óleos lubrificantes.

Os serviços de rebaixamento do lençol freático foram realizados pela Drenamar Locação de Equipamentos. De acordo com o diretor Marcelo Franco, a empresa atua no ramo de locação de equipamentos para rebaixamento do lençol freático desde 1985. “Os equipamentos utilizados registram baixo consumo de energia”, frisou Marcelo.

A Areia Ita Comércio de Areia e Pedra Ltda., dirigida por Daniel Morsch, forneceu areia média, areia fina e pedra I. “Estamos sempre investindo no treinamento de mão de obra e intensificando nossa atuação no setor da construção”, afirmou Daniel, ao agradecer a Dimag pela confiança na empresa.

Parceira da Dimag há muitos anos, o laboratório de controle tecnológico da qualidade LA Falcão Bauer mais uma vez foi escolhido para controlar o concreto aplicado no empreendimento, desde a fundação até a estrutura. A Falcão Bauer acompanhou a entrega e a aplicação de todo o concreto utilizado no Residencial Antônio Cabral, de acordo com as normas técnicas e o melhor padrão de qualidade.

A Enz Hubert Indústria Cerâmica forneceu os blocos cerâmicos de vedação (lajotas), por meio do representante na Baixada Santista e Litoral, Sérgio Alberto, que destacou a logística na entrega dos produtos, de acordo com o cronograma da obra.

Os materiais hidráulicos da Tigre foram fornecidos pela Casa D’Água, além de todo material de construção, como cal e cimento.

Os metais do Residencial Antônio Cabral são da Porto Design e foram fornecidos pela Positano Representações, dirigida por Mauro Orlandi Marques.

A Gesso Leal fez todos os serviços em gesso nos apartamentos e áreas comuns. Conforme detalhou o diretor da Gesso Leal, José Leal da Rosa, foram executados o rebaixamento de forro no teto e o barramento para implantação de iluminação na cozinha, banheiro, lavabo, área de serviço, varanda, corredor interno, e também nas áreas coletivas, como a cobertura de lazer e halls de entrada social e de serviço.

Formada por técnicos experientes, com larga bagagem em todo tipo de serviço de ferro e alumínio, a Serralheria Minerva fabricou e instalou janelas e portas de alumínio. De acordo com o diretor da empresa, Nelson Rodrigues Domingues, os produtos foram fabricados com alumínio da linha Suprema, da CDA Comércio e Indústria de Metais, com pintura eletrostática branca, realizada pela Anobril especialista em pintura de alumínio, e acessórios da Dispac Comércio de Acessórios.

A Marmoraria Eldorado forneceu tudo em granito e mármore ao empreendimento. Segundo especificou o diretor da empresa, Helio Fernandes Jr., as pias são em granito verde Ubatuba, os lavatórios, granito branco Dallas, e os lavabos, mármore Travertino. A Marmoraria Eldorado também fornecerá as soleiras, bancadas do salão de festas e requadração das portas dos elevadores.

Responder