Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 289 Fevereiro 2019

Divulgação

Punta Del Este ganhará museu

Espaço será refúgio e diálogo entre artistas contemporâneos consagrados e emergentes

Punta Del Este ganhará museu

Em privilegiado cenário, a Fundação Pablo Atchugarry – dirigida pelo artista plástico uruguaio de mesmo nome – homenageará a arte latino-americana, inaugurando um museu temático com exposições itinerantes de grandes mestres contemporâneos e talentos emergentes do continente. “Será um refúgio e um diálogo entre artistas contemporâneos consagrados e emergentes”, disse Atchugarry, ao anunciar o projeto que será realizado em Punta del Este em 2020/21.

No dia 1º de abril começa a construção do museu nos terrenos da fundação, em Manantiales, Maldonado. O novo prédio, projetado pelo arquiteto uruguaio Carlos Ott, terá área de 1.600 metros quadrados, com duas salas onde abrigará exposições itinerantes de pintores e escultores do continente junto à coleção particular do artista, composta por peças dos venezuelanos Jesús Rafael Soto e Carlos Cruz-Diez, o argentino Julio Le Parc, o uruguaio Joaquín Torres García, María Freire, Miguel Ángel Pareja e José Pedro Costigliolo. A construção também terá um ponto de vista que permitirá o diálogo entre a arte e a natureza predominante no entorno da propriedade.

Atchugarry afirmou que o museu, que tem apenas investimento privado, será pensado como um espaço de referência que atuará como uma “ponte” entre as Américas. Com entrada gratuita, o objetivo é promover todas as artes, além de mostras triangulares e residências para artistas, tanto entre a fundação quanto com outras galerias de arte da Região: “Isso significa um grande passo. O conceito básico é localizar a arte nacional que foi feita e será feita em um contexto latino-americano. Tem como objetivo dialogar e contextualizar a arte na região. Em suma, um refúgio para a arte latino-americana”.

Responder