Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 252 Janeiro 2016

Leandro Ayres

Manhattan Office Santos. Corporativo em fase final

Manhattan Office Santos: projeto compreende torre única para escritórios e consultórios

Manhattan Office Santos. Corporativo em fase final

A MPD Engenharia está preparando para este ano a entrega do corporativo Manhattan Office Santos, na Rua São Paulo, 41, na Vila Mathias, em Santos. O empreendimento está localizado a duas quadras da Avenida Ana Costa, próximo de hospitais e da nova sede da Receita Federal.

O Manhattan Office Santos compreende torre única para escritórios e consultórios de 37 a 577 metros quadrados, com uma ou duas vagas de garagem. O projeto oferece flexibilidade e praticidade no uso das unidades, contemplando ainda serviços pay-per-use, como central delivery, limpeza, conservação, organização de eventos e office support.

Além da infraestrutura diferenciada, o corporativo possui arquitetura moderna que mescla vários materiais. A fachada, por exemplo, em harmonia com o hall de entrada com pé-direito duplo, é revestida com ACM (Painel de Alumínio Composto), combinando cores e aplicações bastante complexas. A instalação do ACM ficou sob responsabilidade da Ril Fix Revestimentos Metálicos, que utilizou toda sua capacidade técnica para atender as necessidades dos arquitetos e engenheiros da obra: “Foram colocadas à disposição da obra equipes altamente capacitadas e um pátio fabril moderno e tecnológico, o que faz da Ril Fix referência em revestimentos de fachadas”.

O ACM é cada vez mais preferido por profissionais da construção civil por oferecer diversas vantagens aos projetos, como mais leveza para o imóvel, conforto acústico e térmico, resistência, fácil conservação e limpeza, proteção contra poluição e intempéries climáticas. Além disso, o produto é totalmente reciclável e preserva o meio ambiente, composto basicamente por duas lâminas de alumínio e polietileno no interior.

Para a instalação de cerca de 5.000 metros quadrados de ACM que compõe a fachada externa e o interior do Manhattan Office Santos, a Ril Fix utilizou a técnica de preparação de todo material em espaço fabril, evitando maiores transtornos ao andamento da obra. Para isso, a empresa possui estrutura adequada, com equipamentos de última geração e profissionais qualificados.

A Ril Fix utilizou a técnica de fixação mecânica das placas de ACM e vedação com silicone neutro, respeitando as normas técnicas adotadas para este tipo de serviço, pois, além de facilitar qualquer possibilidade de manutenção futura, garante mais resistência à fixação: “O ACM, apesar de ser material com certa facilidade de manuseio, exige que a contratação da empresa instaladora seja de fundamental importância, verificando se tem um histórico de obras com quantidade e qualidade relevantes, se os equipamentos são de última geração e se possui equipes qualificadas para realizar a obra no prazo determinado, características oferecidas pela Ril Fix”.

A Litoral Eletricidade executou os serviços de elétrica, hidráulica e sprinkles, o dispositivo anti-incêndio. Conforme detalhou o diretor da Litoral, José Batista de Jesus, o projeto do empreendimento é muito arejado, com destaque para as tubulações em PVC reforçado de boa qualidade. O sistema de combate a incêndio, por exemplo, utiliza tubulação Fire da Tigre, que não enferruja e proporciona agilidade nas instalações. Quanto às instalações de elétrica, as prumadas são constituídas de shaft com sistema de eletrocalha, o que facilita a passagem dos cabos. José Batista detalhou também que foi instalado um grupo gerador para toda ADM e o para-raios é do sistema estrutura, o que possibilita melhor estética ao prédio. Além disso, todos os quadros de distribuição são pré-montados, o que agiliza a montagem final dos quadros.

Responder