Edição 294Julho 2019
Domingo, 18 De Agosto De 2019
Editorias

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

Saúde mental

Site visa entender, conhecer e diferenciar as doenças

Saúde mental

A proposta do site Fale Abertamente, como o nome sugere, é abordar, de maneira clara e objetiva, os sintomas das principais doenças que acometem o sistema nervoso central, como depressão, ansiedade, pânico, bipolaridade e Alzheimer. Atualizada semanalmente, a plataforma, idealizada pela farmacêutica FQM Farma, foi criada com o propósito de ajudar as pessoas que sofrem com essas doenças e seus familiares que também precisam saber lidar com a situação.

O objetivo é tornar o Fale Abertamente um site de pesquisa, para sanar dúvidas, saber enfrentar preconceitos, encontrar especialistas na área, entender, conhecer e diferenciar as doenças e seus sintomas. Atualmente, profissionais se dedicam constantemente em pesquisas para que todas as informações postadas na plataforma tenham dados que possam ajudar e orientar a população, inclusive com indicações de livros e filmes para que o assunto seja passado de forma educativa. O canal também apoia iniciativas que visam o tema, com dicas culturais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que no Brasil 23 milhões de pessoas tenham problemas com a saúde mental, sendo ao menos 5 milhões em níveis que vão de moderado a grave. Ainda de acordo com a OMS, 322 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com depressão. Considerada o “mal do século”, ela é um desafio para médicos e pacientes por tratar-se de um tabu na sociedade.

Na opinião do neurologista, Willians Lorenzatto, a Fale Abertamente é importante para que as pessoas tenham total acesso à informação: “O objetivo é que a pessoa tenha uma referência na hora de pesquisar sobre o tema e também um canal com os especialistas da área. A população precisa saber que há várias formas de tratamento sem que haja necessariamente uma internação”. Mais em www.faleabertamente.com.br