Edição 355Agosto 2024
Sábado, 31 De Agosto De 2024
Editorias

Publicado na Edição 355 Agosto 2024

Divulgação

Risco de dieta restritiva

Ortorexia: obsessão por alimentação extremamente saudável

Risco de dieta restritiva

A busca de saúde por meio de uma alimentação saudável, com dietas balanceadas, alimentos orgânicos e práticas sustentáveis, caso seja feita de forma incessante, pode se transformar em obsessão, levando ao desenvolvimento de distúrbio alimentar conhecido como ortorexia, alerta a nutricionista Vivian Sanches. São pessoas que desenvolvem uma preocupação extrema e inflexível com a ingestão de alimentos que consideram saudáveis, frequentemente eliminando grupos inteiros de alimentos que julgam inadequados ou prejudiciais.

Vivian afirma que indivíduos com ortorexia podem evitar rigidamente alimentos que contenham açúcar, sal, gordura, corantes artificiais, conservantes, ingredientes geneticamente modificados e outros aditivos, levando a uma dieta extremamente restritiva, que pode levar a deficiências nutricionais, perda de peso, fraqueza e problemas de saúde. Psicologicamente, pode resultar em ansiedade, estresse e uma qualidade de vida reduzida.

Embora ainda não seja oficialmente reconhecida como um transtorno alimentar pelo DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), pesquisas sobre o tema indicam que pode estar associada a traços de personalidade, como perfeccionismo, comportamento obsessivo compulsivo e um desejo de controle.

“É essencial promover uma abordagem equilibrada à alimentação, onde a saúde física e mental são igualmente valorizadas”, frisa Vivian: “Conscientizar sobre a ortorexia e seus perigos pode ajudar muitas pessoas a reconhecer os sinais de que sua busca pela saúde pode estar se tornando prejudicial”.

Responder