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Sexta, 04 De Dezembro De 2020
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Publicado na Edição 241 Fevereiro 2015

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Por uma pele mais jovem

Daniela Ribeiro: dieta adequada ajuda na prevenção

Por uma pele mais jovem

“Tudo que ingerimos reflete na pele”, afirma a dermatologista Daniela Ribeiro, ao frisar que a alimentação de cada um tem tudo a ver com a aparência de sua pele. “Você deve estar pensando: ‘então, dependendo do que eu comer posso evitar as rugas?’. Sim, pode. E deve se preocupar com isso”. Daniela pondera que tanto a genética quanto outros fatores, como o tabagismo e a exposição solar influenciam nas rugas, flacidez e envelhecimento como um todo, mas a dieta adequada pode ajudar a prevenir.

“Uma dúvida muito comum das mulheres é como aumentar o colágeno. Podemos dizer que somente uma pequena parte do colágeno (cerca de 1%) que ingerimos através da alimentação será absorvido e aproveitado. O restante é descartado. Mas isso não significa que você não deva ingerir. Mas sem excessos. Por isso, muitas vezes indica-se o uso do colágeno hidrolisado, que será absorvido e aproveitado muito melhor pelo seu corpo”, explica a especialista.

Outro item importante para prevenção no envelhecimento são os alimentos antioxidantes, já que eles previnem a formação de radicais livres e assim diminuem o processo de envelhecimento. Um dos mais importantes antioxidantes e que ajuda na formação do colágeno é a vitamina C e por isso também é recomendada em tratamentos faciais e como produto para a pele: “A ingestão de açúcar em excesso também é um vilão para a pele, pois promove o processo de glicação, endurece as fibras de colágeno, acentuando rugas e flacidez, além de aumentar a acne”.

Confira as recomendações para uma pele mais jovem:

. Consuma proteínas, como carnes vermelhas ou brancas, clara de ovo e gelatina.

. Consuma frutas ricas em vitamina C, como laranja, limão, abacaxi, preferencialmente com as proteínas, pois aumenta sua absorção.

. Abuse dos antioxidantes, encontrados principalmente nas frutas vermelhas, como o gojiberry, amoras, cereja, blueberry.

. Evite excessos de gordura e açúcar.

. Beba 2 litros de água.

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