Edição 271Agosto 2017
Domingo, 24 De Setembro De 2017
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Publicado na Edição 248 Setembro 2015

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Musculação e suplementação

Parente: mitos e verdades desta combinação entre adolescentes

Musculação e suplementação

Cada vez mais, e mais cedo, os jovens estão sendo atraídos para a musculação e a suplementação com o desejo de adquirirem um corpo sarado. Como o assunto envolve dúvidas, principalmente dos pais, que desconhecem os riscos dessa busca – e às vezes, também, os benefícios da prática da atividade física desde cedo –, o educador físico e coach Cristiano Parente e a nutricionista e coach de bem-estar, Lara Natacci, relacionaram os principais mitos e verdades que envolvem a combinação da musculação e suplementação na adolescência. Parente foi eleito o melhor personal trainer do mundo, em concurso internacional promovido pela Life Fitness.

Há idade mínima para a prática da musculação?

Mito. O que limita alguém a começar a musculação, além do fator motivacional, é o tamanho dos equipamentos. Eles são feitos para pessoas com determinada altura. Quando uma criança ou adolescente está abaixo desse mínimo, o equipamento não consegue se ajustar e se adaptar a ela. Com acompanhamento de educador físico, que determinará os tipos de movimento e cargas a serem utilizadas, não há qualquer limite mínimo de idade para iniciar a prática da musculação. Os movimentos ali realizados não se diferem dos já feitos pelas crianças ou jovens rotineiramente.

A musculação na adolescência traz benefícios?

Verdade. A prática da musculação bem como de qualquer outra atividade física deve começar desde cedo. A musculação, inclusive, em muitos casos, tem menos sobrecarga de pesos do que outros esportes, desde que a intensidade seja controlada pelo educador físico. Entre os benefícios, desenvolvimento do corpo de maneira melhor; produção hormonal mais regulada; ganho de massa muscular; mais consumo de energia; circulação controlada; menos acúmulo de gordura; entre muitos outros.

Há maior risco de lesão aos jovens?

Mito. Os riscos de lesão na musculação são exatamente os mesmos da execução de qualquer outro movimento, como um simples ato de levantar e sentar ou na realização de qualquer tipo de esforço. Basta fazer o trabalho controlado que o jovem não se machucará ao realizar exercícios.

Suplementos alimentares potencializam resultados nos jovens?

Mito. Esse, aliás, é um problema recorrente não só dos jovens, mas dos frequentadores de academia em geral. Além do consumo indiscriminado, sem orientação especializada, o problema mais comum é o consumo exagerado.

Jovens que usam suplementos podem sofrer riscos à saúde?

Verdade. A constatação de que o uso exagerado e desnecessário dos suplementos alimentares acarreta riscos à saúde também vale para os jovens. E os riscos são inúmeros.