Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 285 Outubro 2018

Divulgação

Minúsculo inimigo dos olhos

Pólen: responsável por alergias oftalmológicas

Minúsculo inimigo dos olhos

Até 21 de dezembro, o hemisfério Sul recebe a Primavera, a estação em que são mais comuns os casos de crises alérgicas nos olhos. O grande vilão é o pólen – minúsculos grãos que são produzidos pelas flores e se espalham pelo ar nesta época do ano, causando muita coceira e irritação. O indicado é agir preventivamente e, se o alérgico já sabe do problema, deve procurar seu oftalmologista antes da alergia se manifestar. “A procura por um especialista pode evitar muitos equívocos, como o uso de colírios sem a orientação adequada e, até, outros erros mais graves”, explica Ana Paula Canto, oftalmologista da Clínica Canto, de Curitiba.

No impulso, lembra a médica, muitas pessoas acabam cocando os olhos, o que pode gerar problemas mais sérios: “Nunca se deve coçar os olhos. A estrutura deles é muito delicada e a pressão exercida no local pode causar lesões, como um ceratocone, uma doença que leva à deformação da córnea, podendo ser preciso um transplante”. Ela ressalta que ao friccionar os olhos a coceira pode aumentar e a lesão pode ser inevitável.

O aconselhado é começar a se prevenir antes mesmo do problema se manifestar. “O ideal é já começar a usar colírios lubrificantes para que o alérgeno seja diluído e não cause tanta irritação. E quando a alergia ocorrer deve-se iniciar o uso de colírio antialérgico já aos primeiros sinais. Esses colírios devem ser utilizados somente com a prescrição de um oftalmologista”. Compressas com água gelada ou soro fisiológico gelado também podem aliviar as crises.

Responder