Exercício físico combate radicais livres
Além de creme diário para ter uma pele mais saudável, existem outras coisas que influenciam na boa hidratação, viço e luminosidade cutânea. “Os exercícios físicos, quando praticados de forma regular, na dose certa e bem orientados, trazem uma série de benefícios para a saúde, inclusive para a pele”, afirma a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.
A cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, acrescenta que quando realizamos atividade física regular, diminuímos o nível de cortisol, melhorando a elasticidade, controle de acne e oleosidade, além de aumentarmos a própria barreira de proteção da pele.
As médicas elencaram benefícios de “suar a camisa”:
Efeito detox, antioxidante e mais viço para a pele. O acúmulo de radicais livres nos tecidos é um dos fatores que levam ao envelhecimento. O exercício físico acelera o metabolismo de todo o organismo, as células são estimuladas a absorverem mais nutrientes, e secretar toxinas de maneira mais eficiente.
Ação antienvelhecimento. A atividade física é capaz de aumentar a produção de substâncias químicas, como o hormônio do crescimento e L Glutamina. Outro benefício antienvelhecimento é usar adequadamente a energia proveniente do carboidrato (açúcar) que consumimos, diminuindo o stress oxidativo e evitando a glicação do colágeno.
Mais tônus. Com o movimento durante os exercícios, ocorre uma constante renovação, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade para a pele. Também há estímulo a fibroblastos que produzem fibras de colágeno e elastina que deixam pele mais elástica e firme.
Menor nível de estresse e menos acne. O exercício físico diminui o nível de cortisol (o hormônio do estresse) ao longo do dia e, por isso, melhora a qualidade do sono. Altos níveis de cortisol podem contribuir, inclusive, para o aparecimento da acne.