Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 290 Março 2019

Exercício físico combate radicais livres

Além de creme diário para ter uma pele mais saudável, existem outras coisas que influenciam na boa hidratação, viço e luminosidade cutânea. “Os exercícios físicos, quando praticados de forma regular, na dose certa e bem orientados, trazem uma série de benefícios para a saúde, inclusive para a pele”, afirma a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

A cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, acrescenta que quando realizamos atividade física regular, diminuímos o nível de cortisol, melhorando a elasticidade, controle de acne e oleosidade, além de aumentarmos a própria barreira de proteção da pele.

As médicas elencaram benefícios de “suar a camisa”:

Efeito detox, antioxidante e mais viço para a pele. O acúmulo de radicais livres nos tecidos é um dos fatores que levam ao envelhecimento. O exercício físico acelera o metabolismo de todo o organismo, as células são estimuladas a absorverem mais nutrientes, e secretar toxinas de maneira mais eficiente.

Ação antienvelhecimento. A atividade física é capaz de aumentar a produção de substâncias químicas, como o hormônio do crescimento e L Glutamina. Outro benefício antienvelhecimento é usar adequadamente a energia proveniente do carboidrato (açúcar) que consumimos, diminuindo o stress oxidativo e evitando a glicação do colágeno.

Mais tônus. Com o movimento durante os exercícios, ocorre uma constante renovação, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade para a pele. Também há estímulo a fibroblastos que produzem fibras de colágeno e elastina que deixam pele mais elástica e firme.

Menor nível de estresse e menos acne. O exercício físico diminui o nível de cortisol (o hormônio do estresse) ao longo do dia e, por isso, melhora a qualidade do sono. Altos níveis de cortisol podem contribuir, inclusive, para o aparecimento da acne.

Responder