Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 271 Agosto 2017

Divulgação

Entendendo as varizes

Exercício físico é o método mais eficaz de prevenção

Entendendo as varizes

Inchaço, formigamento, dor, queimação e sensação de cansaço nas pernas são alguns dos sintomas mais comuns da presença de varizes. Para entender o que elas são exatamente, é preciso levar em consideração como funciona o sistema circulatório. Após percorrer todo o corpo, é necessário que o sangue retorne ao coração. Contudo, quando estamos em pé ou sentados, a grande dificuldade é o sangue subir dos pés ao coração, contra a ação da gravidade. “Para conseguir essa proeza, nosso organismo criou alguns artifícios muito criativos”, comenta o cirurgião vascular Paulo Guimarães, do Hospital São Luiz Morumbi, da capital paulista: “As veias possuem, a cada pequena distância, válvulas em seu interior. Elas funcionam como comportas de uma eclusa, permitindo que o sangue flua somente sempre no sentido do coração”.

As principais veias das pernas estão posicionadas dentro das panturrilhas. Porém, em alguns casos, as válvulas não conseguem realizar seu trabalho com eficácia, permitindo a volta do sangue em direção aos pés e fazendo com que as veias fiquem dilatadas e tortuosas. É assim que se formam as varizes. “As varizes podem aparecer por uma predisposição prévia do paciente, devido a uma fraqueza das válvulas, ou por conta da falta de movimentação da musculatura da panturrilha, que não conseguirá espremer as veias para que o sangue suba”, explica o especialista.

O que ocorre com frequência é uma combinação desses dois fatores. O exercício físico, principalmente na região das pernas, é o método mais eficaz de prevenção das varizes, pois a musculatura mais ativa é eficaz para bombear o sangue mais facilmente para o coração.

Responder